quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

É 30 ou 60% de manutenção do elenco?

Rodrigo Prisco, logo após a partida que selou o rebaixamento, declarou que o Figueirense manteria em torno de 60% do elenco. Já Pintado fala em preservar apenas 30%. O que seria o ideal?
Acho que manter apenas 30% do elenco é muito perigoso, pois é quase o mesmo que montar um time novo, o que é muito complicado, difícil.
Tá certo que o time não foi bem neste ano, mas acho que principalmente porque a Diretoria errou no principal, que foi na contratação dos treinadores. O elenco era limitado, mas daria para montar um time competitivo, não fossem os péssimos treinadores.
Acho também que o principal problema do Figueirense tem sido uma espécie de "seleção natural", meio que às avessas da teoria de Darwin.
De acordo com a teoria de Darwin (se não estou falando besteira), as espécies ao longo da evolução vão desprezando as características desfavoráveis e preservando as favoráveis.
Aplicando-se essa teoria ao Figueirense, os pernas de pau seriam dispensados e os craques continuariam no time e teríamos ainda hoje jogadores como Soares, Marquinhos Paraná, Michel Bastos, Fernandinho, Jeovânio, etc.
No Figueirense os pernas de pau normalmente são dispensados, mas os destaques (craques) são vendidos ou não renovam seus contratos e são preservados para o ano seguinte uma base de jogadores medianos, aos quais são acrescidos outros medianos contratados no mercado, já que o Figueirense não dispõe de dinheiro para contratar craques (o que deve acontecer este ano com a saída de Wilson, Cleyton e Marquinos). Se não contar com a sorte e surgir dois ou três craques na base, será formado um time mediano.
Acho que isso precisa mudar se o Figueirense quer chegar a algum lugar, se almeja deixar de ser apenas um clube bem estruturado, mas de porte médio.
É evidente que jamais conseguiremos manter todos os craques que surgem. Podemos vender um ou dois a cada ano. Mas se vender todos os que despertam o interesse do mercado jamais deixaremos de ser um clube de importância apenas regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores