sábado, 6 de junho de 2009

E o que está acontecendo com o nosso caldeirão?

Jogar no estádio do Figueirense sempre foi um pesadeiro para os adversários, pois o nosso time era quase imbatível jogando em casa.
A combinação de times rápidos, aguerridos, com uma torcida que apoiava e confiava até o fim, resultavam quase que inevitavelmente em vitórias magníficas, mesmo diante de adversários com melhor poderio técnico.
Mas isso vem mudando do ano passado para cá. No Brasileirão do ano passado tivemos o pior desempenho dentro de casa entre os 20 participantes, pelo que me lembro, e caímos devido a isso, pois fora de casa ficamos entre os 10 primeiros. No campeonato catarinense deste ano o desempenho continuou muito fraco e o sofrimento continua.
E qual é o motivo? Acho que uma combinação de fatores que resultam num "clima" desfavorável. São fatores: 1) o comportamento da torcida: mesmo que a maior parte da torcida apoie o jogo todo, sempre vai aparecer uma vaia aqui e um xingamento ali; a torcida está impaciente, intranquila, desconfiada, isso é perceptível e inevitável diante dos últimos resultados e das últimas desgraças (rebaixamento, etc.) e está passando isso para os jogadores, não só na hora do jogo, mas certamente no dia-a-dia; 2) Os resultados dos últimos 12 meses tiraram a confiança, a tranquilidade, dos torcedores, diretores, imprensa, jogadores, empregados do clube, etc. Já não há aquela certeza que a boa fase está logo à frente, logo ali na esquina; 3) desconfiança geral até em relação a até então incontestável diretoria, diante de tantas decisões absurdas, como a contratação de treinadores com péssimo retrospecto, como PC, e apostas em jogadores limitadíssimos, como Bruno Perone.
Acho que tudo isso, vendo de fora, além de outras coisas que eventualmente ocorram e não chegam ao público, de alguma forma, contribuem para esse ambiente negativo, para esse "clima" desfavorável ao futebol.
Não vejo outro motivo para que, após mudar toda a comissão técnica e a quase totalidade dos jogadores, problemas semelhantes ao ano passado continuem a ocorrer.
Penso que o Figueirense poderia fazer um trabalho com psicólogos e outros profissionais especializados para procurar ao menos minimizar os efeitos desses fatores dentro de campo, pois com o plantel que temos não é aceitável o futebol que o Figueirense está apresentando.
Quanto ao jogo de ontem, com a derrota de 1 a 0, o Guarani foi o nosso terceiro adversário em casa e, como os outros 2, Ipatinga e Portuguesa, mostrou que tem melhor time. Isso mesmo, na minha opinião, até o Ipatinga mostrou ser mais time que o Figueirense e perdeu de goleada por circunstâncias do jogo. Só não sei se terão elenco para suportar um campeonato longo e duro como esse.
Já o Figueirense ainda não tem um time formado, encaixado, embora tenha um elenco qualificado. Mas não pode demorar muito para achar esse time, principalmente jogando em casa.
Algumas colocações sobre o jogo:
Róger: precisa jogar sério. Está se achando o craque do time e falhando por deixar de fazer o feijão com arroz.
Pedrinho: É um cara com caráter, torço muito por ele. Mas não está produzindo absolutamente nada. Com esse futebol não pode ser titular.
Egídio: pelo primeiro jogo, acho que foi bem. É melhor que o Welington.
Roberto Fernandes: prefiro o esquema com três zagueiros de ofício, inclusive em casa, pois libera os laterais, principalmente o Lucas, que ontem não conseguiu produzir muito.
Estava esquecendo do Bruno Aguiar: a nossa Diretoria e os treinadores do ano passado consideram o Perone melhor que ele. Sem comentários.

Novo estádio: prefiro que a Diretoria fale a verdade, ou seja, que o novo estádio já era, pelo menos por enquanto, e explicasse o motivo real (crise mundial ou sei lá o que), mas não vir com essa balela de que vai dar um tempo para priorizar o projeto Série A, como tem sido divulgado na imprensa. Afinal, como a própria diretoria já falou várias vezes, uma coisa não tem nada a ver com outra. As fontes dos recursos são diferentes.

3 comentários:

  1. Rafael Coelho é ENGANADOR...

    ResponderExcluir
  2. Torcida apoia o tempo todo em sua maioria? Daonde? Tirando a gaviões..aquilo lá parece um cemitério!

    Isso é culpa dessa diretoria..que só cultiva gente morta..pra poder fazer o que está fazendo...sem pressão...setor C podia ficar todo em casa!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Rafael Coelho não é enganador. Tem chute muito bom, o que é ótimo para atacantes, tem boa velocidade, sabe fazer gols, mas tem suas limitações, como habilidade para driblar. No geral, não vejo atacante melhor no elenco e em nenhum time da série B.
    Alvinegro: quando eu disse "mesmo que a maior parte da torcida apoie o jogo todo", não quis dizer que a torcida apoia o tempo todo. Ficou na condicional. Mas para ficar claro ficaria melhor "mesmo que a maior parte da torcida apoiassw o jogo todo".
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores