sexta-feira, 31 de julho de 2009

Temos elenco para subir à Série A?

É de conhecimento de todos, tenho tocado nesse ponto várias vezes, e nosso treinador, Roberto Fernandes, tem dito isso com frequência: o campeonato da Série B é difícil e longo e para subir não é suficiente ter um bom time. É imprescindível ter um bom elenco.
Mas temos um bom elenco? Nosso elenco é suficiente em qualidade e quantidade? Temos substitutos confiáveis em todas as posições? Penso que ainda não, mas estamos muito próximos dessa condição.
Justifico minha opinião, analisando as posições:
Goleiro: é onde está o maior problema. Temos um excelente goleiro e só. Dálton é um bom goleiro tecnicamente, além de possuir ótima altura para a posição. Mas é totalmente inseguro, intranquilo, e não há nada pior que um goleiro apavorado. No treinamento, sem a pressão, deve arrasar, mas no jogo se mostra atrapalhado, estabanado. Um perigo. Gustavo me pareceu um excelente goleiro, mas ainda muito novo para assumir uma posição de alto risco. Como não dá para improvisar na posição, se não contratarem ninguém o jeito vai ser rezar todos os dias para que nada aconteça com o Wilson.
Zaga: era o maior problema no início do campeonato, mas agora estamos muito bem servidos, talvez com o melhor trio defensivo da Série B (Régis, Toninho e Édson) e ainda temos o jovem mas ótimo João Filipe, Róger Carvalho, que mostrou qualidade, e Dieyson, jovem promissor que pode ser utilizado numa eventualidade.
Laterais/alas: Lucas e Egídio estão muito bem e Pico está crescendo. Massari ainda precisa ser melhor avaliado. Não é a primeira prioridade, mas eu contrataria mais um lateral, até para permitir a liberação do Lucas para jogar no meio ou até no ataque.
Volantes: com a chegada do Jeovânio, acho que estamos bem, com Carlinhos e Jeovânio para primeiro volante e Paulinho e Alê para segundo. Acho que o Totó não é ruim como muitos falam e talvez esteja apenas passando por uma má fase. Rodrigo Paulista ainda precisa provar.
Meias: Vínicius Pacheco é um excelente jogador e Fernandes está muito bem. Cássio não emplacou, Talheti não tem a confiança do treinador (injusta) e o boleiro Jairo é o pior disparado do meio campo. Com a saída do Pedrinho é preciso contratar pelo menos mais um meia, mas o ideal seria liberar Jairo e Cássio e contratar outros dois.
No ataque temos o matador Rafael Coelho, que seria inquestionável tão somente pela quantidade de gols que está fazendo, mas faz muito mais que isso: tem dado excelentes assistências, tem uma força e velocidade incríveis, um chute potente e certeiro, e ainda é muito bom marcador. O grande nome do Figueira ao lado de Wilson. O seu companheiro é Schwenck, que não é unanimidade, mas dá conta do recado. Os demais atacantes ainda não emplacaram. Com a lesão de Clodoaldo, contrataria mais um homem de área, mas daqueles que além de fazer gols sabem jogar, pois nossa torcida nunca aprova goleadores caneleiros.
Conclusão: na minha opinião são necessárias as seguintes contratações, em ordem de prioridade: 1ª goleiro; 2ª meia; 3ª atacante de área e 4ª lateral (com a contratação de um lateral eu dispensaria um segundo meia, pois contaria com Lucas como opção para o setor).
Portanto, temos um elenco muito bom, seguramente um dos cinco melhores da Série B, mas ainda não está pronto. Ainda não é suficiente, na minha opinião. Mas estamos muito próximos disso e há muito tempo disponível para as devidas contratações. Só não sei se há disposição da Diretoria e recursos financeiros para isso.

5 comentários:

  1. Concordo com quase tudo, mas excluiria a necessidade de mais um goleiro, e deixa o texto na ordem que apresentasse. Quanto aos goleiros, só daria uma oprtunidade ao Gustavo, e isso se aparecer, pois no caso, ainda acho que seja excesso de segurança. Wilson pode até se machucar, mas se ocorrer, ai sim se procura alguém, mas muito difícil, e depois, gosto do Gustavo. Acho que seria por ai. Bom texto! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Filipe Alvinegro31/07/2009, 18:20

    Concordo com o tainha....goleiro não é necessário agora....meia e atacante sim!

    VOLTAREMOS!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Tainha e Filipe pelo comentário. Talvez seja implicância minha com o Dálton, mas realmente fico apavorado quando ele vai para o gol. Acho até que mais apavorado que ele no gol (rsrsrs). Já o Gustavo realmente gostei. Mas é terceiro goleiro. Mas não é um caso de urgência. Dá para esperar até o fim do prazo de inscrição para contratar, com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Para subir não temos elenco, para enganar ou ameaçar o acesso, acho que sim, mais como esta nõa subimos.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores