sábado, 4 de julho de 2009

Uma vitória da superação e contra um árbitro mal intencionado

A vitória foi espetacular, principalmente por jogar com 10 jogadores na maior parte do jogo e ainda contra um árbitro visivelmente de má-fé. A má fé do árbitro ficou clara com o tratamento diferenciado na questão dos cartões amarelos, quando sempre amarelava o Figueirense e não procedia da mesma forma em relação aos jogadores do Bahia. E ficou comprovada a má intenção com a expulsão do Totó. Alguém já viu alguém levar cartão amarelo em lance semelhante? O cartão amarelo só é justificável quando o jogador toca a mão na bola de forma acintosa, o que claramente não foi o caso. Só a nossa imprensa local, que é bem fraquinha, não sabe disso.
Mas, quanto ao futuro, quanto ao acesso, quanto ao time, penso que permanecemos na mesma, pois foi uma vitória da raça, da superação, do 100% de aproveitamento no ataque, da sorte. É possível vencer um jogo assim. É possível vencer até vários jogos assim. Mas não se vence um campeonato assim. Para vencer um campeonato (no caso chegar no G4) é preciso um time no sentido amplo da palavra, que saiba atacar e se defender com consistência, e isso infelizmente ainda não temos. Estamos longe disso.
Penso que temos material humano para montar um bom time, mas acho que tão importante quanto algumas contratações, seria algumas dispensas, de algumas peças que "contaminam" o time e até a confiança da torcida, não do ponto de vista disciplinar, mas técnica mesmo. Refiro-me principalmente ao Perone e ao Jairo, dois que não jogam nem no Guarani da Palhoça, mas que a Diretoria insiste. O Perone até no banco me deixa nervoso.
No geral penso que nosso plantel é muito melhor que está aparentando, pois quando a fase não está boa, quando o time não encaixa, só aparecem os defeitos. Até a Seleção Brasileira quando não acerta, como ocorreu no início da Era Felipão, os jogadores passam a ser contestados.
Mas para acertar o time, além de pelo menos umas duas ou três contratações, é importante também que nosso treinador pare de inventar, como fez com Fernandes e Pedrinho atuando juntos.
Não posso deixar de destacar a grande atuação, mais uma vez, do Wilson, que inclusive defendeu um pênalti, e especialmente a eficiência do Rafael Coelho, ainda contestado por parte da torcida, mas que possui um aproveitamento, não só no jogo, mas em toda a Série A, espetacular. Não me lembro dele perdendo uma única oportunidade em lances claros de gol. É o grande nome do Figueirense no campeonato. Não tenho nenhuma dúvida disso.
Ataque temos. Defesa, com a saída do Perone (do time titular), e os demais zagueiros fora do DM, também acho que temos, precisando talvez de mais um lateral e um zagueiro. Falta acertar o meio campo, que na minha opinião não possui nenhum titular absoluto. O pior: ninguém está merecendo ser titular absoluto nessa faixa do campo. Quem sabe o Vinícius Pacheco.

2 comentários:

  1. Acredito que foi uma vitoria de superação, espero a mesma postura aqui no scarpelli.

    ResponderExcluir
  2. Espero a mesma raça, mas mais futebol.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores