sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Fiasco do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Sub-17 da Nigéria


A seleção brasileira de futebol sub -17 está fazendo um papelão no mundial da categoria, que está sendo realizado na Nigéria.

É incrível, mas conseguiu ficar em terceiro em uma chave com México, Japão e Suíça, e certamente é a pior campanha da história de uma seleção de base do Brasil.

Nas três partidas que disputou no campeonato, o Brasil venceu o Japão por 3 a 2, com as calças na mão e com um gol contra do goleiro japonês no último lance do jogo, depois perdeu para o México por 1 a 0 e, hoje, foi derrotado pela Suíca também por 1 a 0.

Agora vai torcer para ser um dos terceiros melhores classificados e passar à próxima fase.

Andei dando uma olhada na convocação e dá para entender o porquê do vexame. Não é uma seleção do Brasil, mas sim uma seleção do Clube dos 13. Entre os 21 convocados, apenas Zezinho, destaque do Juventude na Série B, não pertence a um clube vinculado àquela entidade. Foram claramente convocados pelo nome dos clubes, muitos desses clubes tem sido verdadeiros fiascos em todas as competições de base que disputam. Será que foi o Fábio Kof que convocou?

É natural que a maioria dos convocados pertençam aos grandes clubes, principalmente àqueles que investem forte na base, como Inter e São Paulo, mas será que não havia jogadores melhores nas centenas de outros clubes espalhados pelo Brasil, inclusive no Figueirense, um reconhecido celeiro de jogadores, com elevado investimento na base? Se Roberto Carlos tivesse 17 anos hoje certamente ficaria de fora da convocação, pois ninguém o convocaria no União São João de Araras.

Depois acho muito estranho que coloquem treinadores desconhecidos para comandar as seleções de base. Será que é para a CBF interferir nas convocações? Aposto que sim. Enquanto isso a Argentina tem apostado em treinadores de ponta para comandar suas seleções de base e se destacado nas competições. É a seleção que mais conquistou campeonatos sub-20, embora tenha largado atrás do Brasil.

2 comentários:

  1. Eles colocam um Tecnico desconhecido justamente para isto eles(cartolas) fazerem a convocação. Seleção não merece se classificar nem em terceiro.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, meus caros amigos. Esse é o Brasilzão da corrupção, sacanagem e lavagem de dinheiro. Tudo pra favorecer os grandes, colocar na vitrine "a base" deles, diga-se de passagem, muito pouco sólida. Mas, enfim, cada um colhe exatamente o que planta. É esperar pra ver como isso vai acabar ficando. Boa sorte pra todos nós nesta tarde "arrepiante".

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores