domingo, 7 de março de 2010

Figueira 3 a 0 no Jec: calando os críticos

Foto de Carlos Amorim

O Figueirense fez talvez a melhor partida do ano, na vitória de 3 a 0 sobre o Joinville na tarde de ontem, no Scarpelli, pela terceira rodada do returno do Campeonato Catarinense de 2010.
No primeiro tempo o Jec praticamente não levou perigo à meta alvinegra, mas pelo menos equilibrou as ações. No segundo tempo, porém, o Figueira foi avassalador, a garotada deitou e rolou em cima do campeão do primeiro turno, com um futebol envolvente de toques rápidos, que já havia mostrado em outras oportunidades sob o comando de Márcio Goiano, desta vez sem as falhas defensivas que ofuscaram outras boas atuações.
Destaque para Lucas, que está jogando um futebol de empolgar, muito mais objetivo, ofensivo, preciso, enfim, produtivo. Sem contar outro fator importante, que ninguém ainda comentou: o cara aprendeu a marcar e a roubar a bola e está levando vantagem em quase todas as disputas com os atacantes adversários. Não está mais fácil passar pelo Lucas.
Destaque especial para Roberto Firmino, o craque do campeonato, o único jogador fora de série do Figueirense e do Estadual. Os outros são todos japoneses. Uns melhores, outros piores, mas japoneses. Firmino é diferente. Nasceu para jogar futebol. A lógica é que se torne um jogador consagrado.
Olhando para trás, porém, não me lembro de outro time do Figueirense que tenha sido tão depreciado, criticado e até achincalhado pela imprensa e pela torcida. Teve até um blogueiro da RBS que escreveu que o Figueirense era o maior candidato ao rebaixamento, juntamente com o Juventus. Mas desde que Márcio Goiano assumiu, o time vem a cada jogo calando a boca de todo mundo.
Aliás, para ser coerente, não concordo que Márcio Goiano esteja tirando leite de pedra, pois falei no começo do campeonato que o Figueirense tinha um bom time, com uma boa base, faltando apenas algumas peças de reposição para o elenco. Márcio Goiano nem está precisando dessas peças para fazer o time jogar, mesmo quando o time joga cheio de desfalques.
Márcio Goiano deve ser elogiado não só pelos resultados, que são excelentes, mas pelo conjunto da obra: a) está conseguindo garimpar na base as peças de reposição que não lhe foram dadas. E que peças (Firmino, Juninho...); b) está fazendo com que jogadores contestados, como Maicom e Coutinho, joguem um bom futebol; c) arma o time de modo que cada jogador mostre o que tem de melhor, como é o caso de Lucas, que tem liberdade de atacar mesmo num 4-4-2; d) percebe logo quando um jogador é fraco e o tira do time, como ocorreu com Diego Paulista (a exceção é o Douglas, mas acredito que por falta momentânea de outro jogador com suas características); e) tem personalidade, pois se dependesse da torcida o Coutinho já teria sido dispensado e Diego Paulista seria titular absoluto; f) tem estrela, ou seja, é o cara.
No começo do campeonato eu disse que, em termos de favoritismo ao título, só via o Avaí na nossa frente. Não vejo mais ninguém.

Um comentário:

  1. Tem dois itens ai que merece uns adentos, a) aos criticos(mídia) que são Havaanus, o Figueira, quanto pior melhor para eles, eles não enxergam os Garotos do Scarpelli; b) Marcio Goiano tem o grupó na mão, e seremos Campeão.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores