quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mascote gavião, porque não?

Foto Gavião Carcará (no leão)

De acordo com o site Meu Figueira, o Figueirense fará uma pesquisa para lançar um novo mascote, em substituição ao Figueirinha, que não pegou nem na torcida do Figueira, e foi apelidado pela torcida rival de brócolis. As alternativas seriam furacão e gavião.

Sinceramente, entre essas duas opções, prefiro sem dúvida nenhuma o gavião, pelos seguintes motivos: 1) é um pássaro nativo, imponente, e possui as cores do Figueira em quase todas as espécies; 2) seria justo homenagear a principal torcida do Figueira, a Gaviões; 3) mascotes de coisas inanimadas (sol, terra, vento, furacão, árvores...) nunca "pegaram" em lugar nenhum, sempre foram ignorados. Mascote para mim tem que ser um animal, a não ser que tenha outra opção inquestionável, como no Inter; 4) mascote não necessariamente precisa estar no hino ou ter alguma relação histórica. O urubu do Flamengo, por exemplo, é bem recente. E é um sucesso; 5) mascote não necessariamente tem a ver com apelido: o Figueirense pode continuar sendo chamado de furacão, máquina do estreito, etc., e ter um animal como mascote; 6) o gavião pode até não dar certo, mas o furacão já é certeza de um novo fracasso, na minha opinião.

Penso que não é uma questão insignificante como alguns falam, pois um mascote de sucesso pode ser uma boa jogada de marketing, mais um elemento para identificação do torcedor e até gerar receitas com o licenciamento de produtos.

11 comentários:

  1. Tambem gosto do Mascote, Gavião é muito legal e simpatico,

    ResponderExcluir
  2. sou mais Furacão.
    eu faria um homem negro bem forte com cara de furioso dentro de um tornado.. tipo essa figura aqui http://www.gazetadopovo.com.br/midia_tmp/600--furacoes.jpg

    abç

    ResponderExcluir
  3. qualquer mascote que venha com cara de mongoloide como aquela porcaria de figueirinha do Prisco vai ser um fracasso total... bota um gaviao com a cara de retardado pra ver se pega.. alias, mais uma cagada da gestao passada. Pra que mexer no mascote???????/

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro um GAVIÃO tem tudo pra dar certo.E também porque gosto muito da torcida organizada do Figueira seria uma homenagem e tanto!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. um argumento forte, apesar de primeiramente ter pensado em votar no furacão, por estar no hino... agora estou em duvida...

    ResponderExcluir
  6. discordo da parte de mascotes como sol por exemplo nao darem certo. o mascote do pan foi uma boa ideia. mas o furacao acho sim bem mais dificil de emplacar, ate para bolar um mascote nao seria facil..

    tudo bem que gaviao daria pra fazer um mascote, mas como ultima opcao

    poderiam criar um concurso..

    e na formatacao final pq nao chamar o ziraldo pra desenhar??

    ResponderExcluir
  7. Prefiro o furacao, pq gavião é da torcida q é inspirada na torcida do corinthians

    ResponderExcluir
  8. O neguinho do Zé Dassilva representa bem o "time do povo". Gostaria dele como mascote.

    Um furacão não vai "pegar", pois não é uma figura humanóide. Mas, se der Gavião, não vou ficar chateado, pois também é legal.

    ResponderExcluir
  9. GAVIÃO tem tudo a ver com o Figueira e sua fiel torcida de guerreiros.
    FURACÃO não implaca devido a dificuldade em criar um ícone de impacto.
    NEGUINHO acaba sendo discriminatório, basta cair no ouvido do rival e as gosações serão mil vezes piores que brócolis.
    GAVIÃO é muito original, pertence a fauna brasileira não sendo necessário importá-lo, qual o time do mangue e cricri. GAVIÃO JÁ!
    Já estou imaginando minha regata com um gavião estilizado.

    ResponderExcluir
  10. Gavião com certeza

    ResponderExcluir
  11. Sem dúvidas...GAVIÃO

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores