segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Wilson poderia defender mais pênaltis


Wilson é um dos melhores (senão o melhor) goleiros em atividade no Brasil, mas tem um aproveitamento em batidas de pênaltis apenas razoável, ou seja, não proporcional a sua grande qualidade.

E porque, na minha opinião, Wilson pega poucos pênaltis? Estava acompanhando o programa Bem, Amigos, do Sportv, e o Galvão Bueno citou uma declaração do ex-goleiro da Seleção Argentina, Goicochea, de que esperava a batida para depois se atirar e pegava todos os pênaltis mal batidos. Acho que está aí a resposta.

Na época em que jogava de goleiro no futebol de várzea, eu sempre adotava essa tese de Goicochea, e, apesar de ter sido um goleiro limitado, tinha um ótimo desempenho nas penalidades, defendendo justamente as penalidades mal batidas, que são a maioria (no meio do gol, com pouca potência, etc.).

Penso que o goleiro só pode se atirar antes se tiver estudado muito bem o batedor e concluir que ele bate quase todas em determinado canto.

Do contrário, é muito melhor esperar.

Isso não falo com base na minha modesta experiência, mas observando os grandes defensores de penalidades, não só Goicochea.

Acho também que há grandes diferenças entre defender uma penalidade num treinamento ou numa partida oficial. Num treinamento, contra um grande batedor e sem pressão, se o goleiro não se atirar antes é quase impossível pegar e acredito que isso induza a maioria dos goleiros a tentar adivinhar o canto. Mas num jogo é diferente e, sob pressão, grande parte das penalidades é muito mal batida, defensável.

No jogo contra o Bahia, se Wilson tivesse aguardado a cobrança, com certeza teria defendido a segunda penalidade, mas se atirou antes e acabou passando da linha da bola.

É um ídolo, um excelente goleiro, nota 9,9. Falta muito pouco para ser um goleiro nota 10. Talvez falte só isso: mudar sua postura nas penalidades e melhorar o aproveitamento.

Se não for exigir demais...



2 comentários:

  1. Eu não dou ouvido ao Galvão, é um babaca, cala boca Galvão.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, JB, que o Galvão fala muita besteira, mas isso que ele falou eu concordo, até porque apenas repetiu o que um grande pegador de pênaltis disse.
    Um abraço

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores