quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Figueirense 0 a 1 América-MG: faltou tranquilidade

O Figueirense entrou em campo na liderança, com cinco pontos de distância para o quinto colocado, mas parecia que estava brigando para sair da zona do rebaixamento, tamanha a intranquilidade e até o descontrole em alguns momentos.

Essa intranquilidade era visível desde os primeiros minutos, mas mesmo assim o Figueirense conseguiu dominar o jogo a partir dos dez minutos e criar boas oportunidades.

A coisa começou a desandar quando baixou no arrogante árbitro Sandro Meira Ricci, após ser xingado pela torcida, o espírito do paulista Rodrigo Martins Cintra, aquele que costuma decidir quem ganha. Ricci passou a perseguir o Figueirense, principalmente William, não marcando diversas faltas favoráveis e até invertendo algumas, e os jogadores caíram na dele, se descontrolaram, culminando com a expulsão de Maicon.

Diga-se que Maicon deu uma entrada destemperada e não é a primeira vez que perde o controle, mas só foi expulso porque naquele momento o árbitro ainda estava tomado pelo espírito de vingança alá Martins Cintra. A entrada foi dura, mas a sola do pé não chegou a atingir o jogador adversário. Um amarelo estaria de bom tamanho.

Com um a menos a coisa ficou complicada para o segundo tempo, principalmente diante de um adversário tarimbado quanto o América, mas o Figueirense ainda teve uma grande chance com William, que, intranquilo, inseguro, desperdiçou.

O Figueirense marcou gols em todos os jogos da 4ª rodada do turno à primeira rodada do returno e agora atinge duas rodadas sem balançar as redes. Nos quatro últimos jogos, marcou apenas dois, o que é muito pouco para o melhor ataque da competição.

Conseguiu apenas cinco pontos nos últimos cinco jogos, com aproveitamento de 33,33%. O pior aproveitamento até então em cinco partidas era de 46,65% na quinta rodada. Isso também demonstra o mal momento do Figueira na competição.

Era certo que o Figueirense não conseguiria ultrapassar todas as 38 rodadas sem passar por um mau momento, e ele infelizmente chegou, talvez precipitado pela pressão da liderança, que não fez bem ao Figueira.

O sucesso ou insucesso doravante dependerá de como vai encarar e superar esse mau momento. Espero que acima de tudo com tranquilidade, sem desespero, afinal a situação do Figueirense ainda é muito boa. É hora de parar, respirar, repensar.

Deve-se levar em conta que era sabido da pedreira que enfrentaríamos nas quatro primeiras rodadas e ainda há um desses quatro grandes obstáculos, o Náutico fora. Depois, nas quinze rodadas seguintes, não haverá uma sequência tão complicada.

* Contra o América-MG, foram duas derrotas de seis pontos. O Figueirense abriria hoje com a vitória oito pontos em relação ao adversário, mas ficou a apenas dois de distância. Mas acho que o América não sobe. Não tem plantel, nem torcida. Não acredito que seja um concorrente direto.

* A CBF está perseguindo o Figueirense: colocam um caseiro e desconhecido nos jogos fora e um árbitro de Série A (pelo menos esse se acha, ou melhor, se acha superior à Série B) nos jogos em casa.

2 comentários:

  1. O jogo do figueira não é bom contra o AMérica. Podem jogar 10 vezes que o resultado será sempre o mesmo, não importa aonde. O FIgueira pode até ser melhor, mas contra o esquema do AMérica não tem jeito.

    ResponderExcluir
  2. Nome completo Sandro Meira Ricci
    Data de nasc. 19 de Novembro de 1974 (35 anos)
    Local de nasc. Poços de Caldas (MG), Brasi (Radicado no DF)

    Aí não dá… era igual pegar o Giuliano Bozzano (DF) pra apitar jogo nosso!!!!

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores