sexta-feira, 8 de julho de 2011

Coritiba 3 X 0 Figueirense: é preciso mudar a postura fora

O Figueirense perdeu por 3 a o para o Coritiba, na noite gelada desta quinta-feira, e espero que mais este resultado negativo fora sirva para mostrar ao nosso treinador que a sua estratégia está errada.

Não que me preocupe o fato de ainda não ter vencido fora. Em outros anos também demorou e não foi problema. Em 2003, por exemplo, apesar da boa campanha, só foi vencer no oitavo jogo fora, pela 15ª rodada.

Depois, no geral, a campanha é muito boa até agora. Com 13 pontos em 8 jogos, só é superada por 2004, quando contava com 14 pontos nesta altura do campeonato (em 2002 tinha 5 pontos; 2003 7 pontos; 2005 6 pontos; 2006 e 2007 11 pontos e 2008 9 pontos).

O que chateia é que, em outros anos, o Figueirense geralmente ainda estava se acertando a essa altura, tentando encaixar contratações, e agora a equipe manteve a base, está montada, entrosada, sem muito o que crescer e poderia aproveitar esse momento para faturar alguns pontos fora, que poderão fazer falta lá na frente.

E esse mau desempenho fora de casa, não só nos resultados como no futebol apresentado, acontece, na minha opinião, por uma estratégia equivocada de nosso treinador, que muda as características e a postura do time quando joga fora.

Ora, essa equipe teve as melhores jornadas, tanto em casa quanto fora, jogando para vencer, partindo para cima do adversário, com ambição. Esse time não sabe jogar se defendendo e não tem um bom contra-ataque.

Obviamente, nem sempre vencia, mas sempre tinha chances reais de vencer.

Esperando o adversário, se defendendo primeiro, o Figueirense vira presa fácil, e a vitória do adversário se torna questão de tempo. Além disso, cria pouquíssimas chances de gol, embora muitas vezes, enganando a todos, com boa posse de bola.

Portanto, Jorginho, é hora de mudar a postura. A sua e do time. Nada desse negócio de que um ponto fora é bom. Pode até ser bom, se tentar vencer e não conseguir. Mas é preciso sempre almejar e lutar pelos 3 pontos.

Um comentário:

  1. Na minha opinião, o Figueira não tem um meia armador, cara no scarpelli vai na empolgação, fora não sabem o que fazer com a bola, alguns jogadores somem do jogo.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores