quinta-feira, 21 de julho de 2011

Figueirense empata em 0 a 0 com o Grêmio: sabor amargo

O Figueirense até que teve uma boa atuação nesta quarta feira, mas não saiu do empate em 0 a 0 com o Grêmio.

Não foi a melhor partida em casa, mas também não foi a pior. 

Encontrou muita dificuldade diante de um adversário que se portou como time pequeno, apenas se defendendo.

Mesmo assim, criou algumas boas oportunidades, inclusive duas chances claríssimas, uma com Fernandes e o pênalti desperdiçado.

Poderia ter vencido não fosse uma decisão equivocada de Jorginho, que permitiu a cobrança da penalidade, no apagar das luzes, por Elias, há vários meses sem jogar e que havia entrado na metade do segundo tempo. Ou seja, sem ritmo e frio no jogo, tinha tudo para dar errado.

Não se pode crucificar Elias por ter perdido o pênalti, o que é normal, mas deve ser criticado por ter tomado a iniciativa de bater, diante da sua condição precária, inclusive errando passes curtos. Isso não é personalidade. É falta de responsabilidade ou no mínimo de "se mancol".

Elias não ter tido a sabedoria de saber que aquele não era o seu momento até é compreensível, já que às vezes é complicada uma autoavaliação, mas era de se esperar que pelo menos o treinador Jorginho, com sua experiência, tivesse um mínimo de bom senso e fizesse a escolha certa. Mais uma vez não teve. Jorginho gosta de dar sopa para o azar.

O destaque da partida vai para o setor defensivo, que se portou muito bem, praticamente não dando chances ao adversário.

Já o ataque foi o ponto negativo do jogo, com Aloísio improdutivo e Rhayner sendo o pior em campo. Héber com uma perna só joga mais que ele, sem falar que é oportunista e, mesmo quando está sumido, costuma deixar o seu golzinho.

Aliás, considero mais uma decisão errada de Jorginho ficar colocando Héber no banco. Isso só serve para deixar o garoto mais intranquilo, inseguro. Aloísio e Héber são titulares e pronto. Simples assim. Só saem por lesão ou suspensão.

Agora, depois de dois empates seguidos em casa, espero que Jorginho mude o seu pensamento, a sua postura fora de casa e jogue buscando a vitória e não apenas tentando evitar a derrota, como tem ocorrido até o momento.

3 comentários:

  1. Adorei o teu comentário de ontem com relação ao Elias ter batido o pênalti e a comparação que fizestes com o Zico . Excelente !!!
    Ninguém crucificou o Zico , mas era bem provável que crucificasse o Elias . E não é por ai ....
    Na minha opinião o que ficou de positivo , foi que nem o Grêmio e nenhum time é o bicho papão que muitos comentam e que podemos sim vencer em casa ou fora de casa .

    ResponderExcluir
  2. Olha, pra mim:
    a) O Rhainer deve ser utilizado na meia. Gosto dele, acho que ajuda muito o time, mas muito na frente ele desaparece.
    b) Pra bater pênalti tem que estar bem na partida, e o Elias não estava (mais perdido do que cego em tiroteio). Deveria ter deixado o João Paulo bater.
    c) O Pittoni foi um dos melhores do time no primeiro tempo, correu feito um louco, tomou porrada a dar com pau (com a conivência do "Manequim Baiano" travestido de árbitro) e não foi substituído no segundo, quando começou a fazer besteira, principalmente pelo cansaço. É jogador novo que, como o Aloísio e o Rhainer, não sabe dosar suas energias, e acaba gastando todo o gás antes de acabar o jogo. Dava pra ver que o cara não se aguentava em pé na metade do segundo tempo.
    d)O Fernandes provou (de novo) que é o CARA! Quando saiu do jogo, o time desandou. É sempre assim...
    e) O Maicon não sabe bater falta e escanteio. Deve deixar outro fazer isso para ele. Ahhh, e deve jogar mais simples, sem firulas. Bola ele tem, deve mudar um pouco de atitude.
    f)Quanto ao Jorginho, continua o mesmo. Triste.
    Um abraço,
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Olá Ingrid, obrigado pelo elogio e é isso aí mesmo.
    Daniel, bela análise. Parabéns!

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores