sexta-feira, 26 de junho de 2009

Qual o melhor esquema, 442 ou 352?

Essa é uma questão que surge normalmente em todos os clubes e geralmente gera polêmica: qual o melhor esquema para o time atuar?
Atualmente esta pergunta está em alta no Figueirense e a dúvida é se seria melhor atuar no 3-5-2 ou no 4-4-2.
Penso que não existe o melhor esquema, o esquema ideal, o que sempre dá melhores resultados. Tudo depende de vários fatores, como o fato de jogar ou não em casa, o modo de jogar do adversário, mas principalmente das características do grupo de jogadores.
Ou seja, o correto é montar um time que aproveite ao máximo as características dos jogadores, que valorize os pontos fortes e não exponha os pontos fracos de cada um. Adilson Batista é um mestre nessa tarefa.
Com as características do atual elenco do Figueirense, especialmente dos que estão atuando como titular, entendo que não há como jogar no 3-5-2 se os escolhidos forem os que começaram jogando contra o Paraná, por uma série de problemas, dos quais cito: a) Lucas e Egídio têm que abdicar do ataque, que é o forte desses jogadores, e se concentrar na defesa, o ponto fraco de ambos. b) Pedrinho e Fernandes não sabem marcar, ficando um meio campo com criatividade, mas sem pegada. c) Até os atacantes têm que se preocupar mais com marcação do que atacar. d) Fica um time que não consegue atacar com consistência e torna-se vulnerável defensivamente.
O Roberto Fernandes não é nenhum Adilson Batista, mas penso que se quer ter sucesso no Figueira, e como treinador de modo geral, vai ter que se espelhar no nosso antigo treinador.

Um comentário:

  1. Não Adianta achar culpa na ARBITRAGEM! Enquanto estiver na serie B a arbitragem será assim....

    O Fernades ontem jogou o Futebol Dele..

    O Enganador Lucas, conseguiu enganar a torcida uma ou duas vezes, agora todos acreditam nele....

    Rafael Coelho é outro Enganador... quando pega um time q o marca, não consegue se desvencilhar... ENGANADOR..

    Pedrinho, ora... Não tem posição.. NOJENTO!!!

    Egídio é muito fominha.. pouco futebo....

    a TORCIDA é Trouxa e pacífica... o Figueira é um CLUBE EMPRESA!!!! só interessa o LUCRO.... não vão gastar muito num jogador que não pode valorizar!!!!

    Mas vale investir no PERONE... CLODOALDO.... que pode demonstrar um futebolzinho e vender mais do q eles vieram ou custam.... assim o CLUBE LUCRA!!!

    Temos que quebrar tudo... como era antigamente...
    DEIXAR de SER SÓCIO.... agora tem PPV que é mais barato!!!

    Temos que nos manifestar.... TUDO VOCES ACEITAM.. tá Louco...

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores