terça-feira, 18 de agosto de 2009

Como fabricar uma notícia e uma manchete

Hoje, por volta das 11:40 h, estava ouvindo o programa esportivo da Rádio CBN e, em certo momento, o setonista do Figueirense perguntou ao Rafael Coelho se o Jejum de gols, de 3 partidas e 4 rodadas (não atuou na última), não o preocupava.
Rafael poderia ter matado a questão respondendo: são 2 partidas e não 3 e perguntando: mas que jejum? 2 partidas sem fazer gol é jejum? Até a partida em que não jogo tenho que fazer gol? Você não tem mais nada para perguntar? Mas, em vez de contestar, preferiu dizer que "isso (jejum) é apenas mais um obstáculo que eu devo passar por cima, mais um obstáculo na minha vida". Estava criada a notícia. Estava criada a manchete.
E a manchete em menos de uma hora já estava na Internet, no DConline e em pelo menos outros oito portais que copiaram a notícia: Rafael Coelho volta ao Figueirense para acabar com jejum de gols.
Não acho que o repórter tenha agido com má itenção. O considero de boa índole. Foi apenas inoportuno, e lhe faltou bom senso (jejum de 2 jogos? francamente!) e a informação correta (são apenas dois jogos sem gols - América e Bragantino - e não três como falou e muito menos quatro). Poderia ter evitado esse tipo de pergunta.
Quanto ao Clicrbs (ou ao avaiano que edita no portal), que fabricou a notícia e a espalhou, sem ao menos corrigir a quantidade de jogos sem gols, já não sinto essa mesma boa fé, principalmente pelos antecedentes. E ainda largaram embaixo do título: "Artilheiro da Série B está há quatro jogos sem balançar as redes".
Pode ser uma coisa sem maior relevância, mas também pode criar uma pressão desnecessária, indevida e injusta sobre o jovem Rafael Coelho. Afinal, dois jogos sem fazer gol (ou até se fosse três) nunca foi manchete nem para o Pelé. Também não pode ser para o nosso artilheiro.

2 comentários:

  1. Campos, vou lhe dizer uma coisa, foi intencional sim, esta imprensa não ve outra coisa: a vontade de prejudicar o Figueira, mais como hoje para ser jornalisa ou trabalhar no meio da comunicação não precisa de Diploma, ate pode ser sem intenção.

    ResponderExcluir
  2. Filipe Alvinegro19/08/2009, 09:15

    Bota intencional nisso!

    É vergonhoso oq acontece na imprensa da capital....

    Pena que a diretoria não esteja mto aí para tal situação que nos irrita tanto!

    abraços

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores