sábado, 22 de agosto de 2009

Roberto Fernandes é daqueles treinadores que só dão certo no Nordeste?

A derrota de ontem, em casa, para o São Caetano, por 2 a 0, confirmou a situação do Figueirense sob o comando de Roberto Fernandes como um time de altos e baixos, ultimamente mais baixos que altos. Um time irregular, não só de um jogo para outro, mas também de um momento para outro durante uma partida. Um time desorganizado em muitos momentos.
Roberto Fernandes ainda não emplacou no Figueirense. Isso é fato. E vai emplacar? Está cada vez mais difícil, mas não impossível. O pior de tudo, o que torna sua tarefa mais difícil, é que suas indicações, seus homens de confiança, como Cássio e Totó, também não emplacaram.
Quando da sua contratação, eu comentei que havia gostado da escolha e que iria "torcer para que não seja mais um daqueles que só se dão bem no Nordeste". Não que eu considere o povo do Nordeste inferior, longe disso, mas apenas diferente culturalmente. O que dá certo lá, não necessariamente vai dar certo no Sul e vice-versa, por conta, penso, das grandes diferenças culturais existentes. Temos vários exemplos do que estou falando e o maior deles é Givanildo de Oliveira. São essas mesmas diferenças culturais, acredito, que levam os treinadores brasileiros a não conseguirem sucesso na Europa ou os treinadores argentinos a não emplacarem no Brasil, por exemplo.
No Figueirense, não me lembro de nenhum treinador que tenha sido contratado após grandes trabalhos em clubes nordestinos e tenha repetido o sucesso no Figueirense. E foram várias tentativas. Mas pode ser apenas coincidência.
Quanto à eventual substituição do treinador, embora desejável por quase toda a torcida, não tenho certeza se neste momento é a solução. Mantê-lo é um risco, mas substituí-lo pode ser um risco maior ainda, principalmente porque mudariam vários outros profissionais. Teria que recomeçar um trabalho praticamente do zero. A única certeza é que dará mais esperança à torcida.

3 comentários:

  1. Campós, R Fernandes não emplacou e não emplacara, suas indicações foram ruins por que estes jogadores servem so para la, agora é o momentop para troca, inicio do Returno, não adianta trazer um tecnico quando faltar 8 rodadas tendo que vencer as 8, aqueles jogo da mobilizadção, mude hoje temos que vencer 11 de 19, depois perderemos a chance do acesso, se ja nao perdenos que todos times ja estão montados, reforçados, e nos aqui descutindo se deve ou não seir o tecnico.

    ResponderExcluir
  2. PARA ESTE TREINADOR EMPLACA, SO SE TRABALHAR NO DETRAN, EMPLANDO CARRO OU NA COLOCAÇÃO DE PLACAS.

    ResponderExcluir
  3. Ê, Figueirense. Se quer subir não pode mais perder pontos em casa e precisa ganhar fora também.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores