domingo, 9 de agosto de 2009

Roberto Fernandes está cavando a própria cova

Às vezes um treinador cai em desgraça por trairagem dos jogadores, outras por falta de material humano, de estrutura, de sorte ou até tudo isso junto.
Com Roberto Fernandes vem sendo diferente. Não vejo nenhum dos motivos, citados anteriormente, presentes no Figueirense no momento. A cova do nosso treinador vem sendo cavada por ele mesmo, embora volta e meia ele precise de uma ajudinha para essa missão e, então, convoca alguém para auxiliá-lo. No começo foi Peroni, depois Totó e agora Jairo. Sinceramente, não sei qual dos três ajuda mais nessa tarefa.
É inacreditável que, depois de muito penar para encontrar um esquema e um time titular, nosso treinador insista com esquemas já testados e reprovados várias vezes e com jogadores, como Jairo, idem. Isso depois de ele próprio ter afirmado que o único esquema em que o grupo se sente seguro é o 3-5-2.
Sinceramente, de maneira geral, não acho que esquema seja fundamental. 3-5-2, 4-4-2, 3-6-1 são apenas detalhes. O que importa é que o time encaixe, que cada um consiga dar o seu melhor, que o time seja produtivo e objetivo, que alcance os resultados.
Tanto o esquema é apenas um detalhe que Adilson Batista, por exemplo, conseguiu montar times equilibrados e consistentes até sem zagueiros. Mas, infelizmente, Roberto Fernandes não é nenhum Adilson Batista. Para treinadores limitados como ele (ao que tudo indica) têm que optar pelo feijão-com-arroz, pelo esquema básico que o grupo melhor se encaixe. E no Figueirense parece óbvio que o único esquema que funcionou foi o 3-5-2, principalmente por possuir dois alas ofensivos que não sabem marcar.
Além do mais, esse negócio de mudar o time de acordo com o adversário só é possível em times consolidados, cujos jogadores jogam juntos há muito tempo, nos quais todos se conhecem, que sabem a posição de cada um em campo até de olhos fechados. Não é o caso do Figueirense.
O fato de não ter essas noções e não reconhecer suas próprias limitações como técnico, tem levado nosso treinador a experiências com resultados catastróficos para o time.
Roberto Fernandes já perdeu a confiança da grande maioria da torcida. Para sua desgraça total só falta perder a confiança do grupo de jogadores (se já não perdeu). Seria a pá de cal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores