quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Camisa em homenagem a Santa Catarina: uma boa ideia

Foto do Clicrbs
Achei interessante a ideia de lançar uma camisa do Figueirense em homenagem ao Estado de Santa Catarina. É uma atitude simpática. E ficou bonita, na minha opinião.
Por outro lado, penso que o Figueirense foi muito mal nessa área de marketing nos últimos 10 anos, não acompanhando o desempenho formidável em outras áreas, como no futebol profissional, onde tivemos as maiores conquistas da história, e na área patrimonial, em que conquistamos uma estrutura invejável.
Não conseguimos na "decada de ouro" capitalizar as conquistas profissionais em campo (6 títulos estaduais, vice-campeonato da Copa do Brasil, 7 anos na Série A, título da Copinha SP, etc.) em ampliação do número de torcedores no interior do Estado, pelo menos não em número proporcional ao seu potencial.
E penso que em grande parte pela falta de ações do clube. Ou pelo desenvolvimento de ações que proporcionaram o contrário: a antipatia. Um exemplo foi a frase utilizada por muitos anos em placas e no próprio site do clube que dizia: "Figueirense, o único representante de Santa Catarina na Série A". É frase para ser usada por blogueiros alvinegros, torcidas organizadas, e, enfim, por todos os torcedores, para "inticar" com os rivais, mas jamais pela instituição. É provocativa.
É apenas um exemplo, mas talvez tenha dado o tom da atuação do Figueirense nessa área. Faria toda a diferença se fosse excluída a palavrá "único": "Figueirense, o representante de Santa Catarina na Série A". Aí sim ficaria uma frase simpática, agregadora.
Tomara que o lançamento da nova camisa signifique uma mudança de visão no marketing do clube, pois para crecermos ainda mais temos que aumentar o tamanho da nossa torcida.

Um comentário:

  1. Como uma camisa esportiva, é muito bonita, mas como camisa do Figueirense Alvinegro, ridicula. Acho que aos poucos, estão descacterizando o Figueirense em tudo: uniformes, time, raça, vitórias, futebol... Que pena.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores