terça-feira, 29 de setembro de 2009

E a bonança veio durante a tempestade

Foto: Portal Abril
Na semana passada eu escrevi aqui no blog: "...ainda temos dois fora de casa, contra Paraná e Vasco, que são dificílimos. Mas acredito em pelo menos três pontos, pois está na hora do Figueira voltar a mostrar a sua força também fora de casa e tem time para isso. O animador é que depois de uma tempestade sempre vem a bonança. E a bonança serão os 11 jogos que restarão após a partida contra o Vasco". Pois a bonança já chegou durante a tempestade. Nem esperou a tempestade acabar.

Quando Márcio Araújo assumiu o Figueirense havia uma tarefa dificílima: enfrentaria uma sequência de quatro jogos assustadora, com três adversário no G4 (Ceará, Atlético, Guarani) e o outro muito próximo desse grupo (Portuguesa). A seguir mais dois jogos difíceis fora, contra Paraná e Vasco, este também no G4. Só o mais otimista dos torcedores poderia acreditar na conquista de 12 pontos nesses seis jogos, sendo 4 fora de casa. Pois conseguiu. É o Figueira de volta.

Agora restam 11 jogos, 6 em casa e 5 fora. Para chegar a 63 pontos, bastam 6 vitórias. Aposto em 4 em casa (Bahia, Juventude, Ponte Preta, Campinense, Bragantino e Duque Caxias) e 2 fora (Fortaleza, Vila Nova-GO, Brasiliense, América-RN e São Caetano), para ficar com os pés no chão. Dá até para tropeçar em casa, o que é normal. E não precisa se preocupar com os adversários de cima. Com exceção do Vasco, nenhum dos demais tem plantel para manter esse nível que estão mantendo durante todo o campeonato. Uma hora vão começar a tropeçar. Basta o Figueira fazer a parte dele.

Acho que o Figueirense agora só não se classifica se a torcida não quiser. Se diante de uma adversidade em casa, o que é possível, a torcida começar a jogar contra novamente. Mas não acredito nisso. Já aprendemos a lição. E depois o Figueirense achou Márcio Araújo e este achou o time, encaixou o time.

Em 28 de maio de 2009, depois da 4ª rodada do 1º turno, eu escrevi: "Acho que dificilmente vamos ficar entre os quatro no final do 1º turno, mas acredito que somos um dos favoritos para na reta final do 2º turno chegarmos no G4, pois em pontos corridos elenco é fundamental." Continuo acreditando nisso, agora mais do que nunca.

Quanto à vitória espetacular sobre o Vasco, no Rio de Janeiro, por 2 a 1, o Figueirense jogou a melhor partida do ano, com um primeiro tempo sensacional, colocando o Vasco na roda, que não viu a cor da bola, com uma atuação brilhante de Egídio e Fernandes, principalmente deste, que marcou um gol maravilhoso, e uma atuação consistente, serena, equilibrada, de todo o time. Melhorou muito em relação ao jogo contra o Paraná. Parabéns ao Márcio Araújo. O mérito pelo equilíbrio é dele. O segundo tempo nem precisou jogar. Bastou não deixar que o Vasco jogasse. E nem a trapalhada do bom árbitro, Voaden, colocou em risco a nossa importante vitória.

Estamos no páreo e o nosso cavalo não é paraguaio. É daqueles que vem de mansinho, como quem não quer nada, e dá aquela arrancada para a conquista na reta final.

3 comentários:

  1. Schereck é o cara mesmo, esta muito bem,Bom estou empolgado como todo alvinegro, foi uma vitoria de afirmação, porem não estamos garantidos na elite, espero que nos torcedores alvinegros não entrem na onda da midia azulada, nosso objetivo é vencer jogo a jogo, que venha o Bahia, vamos jogar e garantir mais tres pontos, a festa so pode começar quando estivermos com nosso objetivo assegurado, agora vai ter jogos como verdadeiras guerras, uns buscando acesso e outros evitando a queda, Força Figueira.... haja

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você. Tem que enfrentar cada jogo como uma decisão. E não deve pensar que vai ser fácil. Tem que permancer com os pés no chão, como disse nosso treinador.

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo. Tudo agora é decisão. E temos que tomar a principal decisão que é subir definitavamente, para o lugar que é nosso e de onde nunca deveriamos ter saído. Força Figueirense.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores