domingo, 6 de setembro de 2009

Não devemos nos preocupar com a classificação e sim com as metas traçadas

Penso que não importa a classificação atual, qual a distância para o G4 ou coisas do gênero. O que realmente importa é se o Figueirense está atigindo a meta de pontuação fixada para o campeonato, que é a conquista de 54,39%, o que corresponderá à obtenção de 62 pontos ao final do campeonato, desempenho que classificou o quarto colocado em todos os campeonatos de pontos corridos e certamente classificará este ano.
Penso que 62 pontos são suficientes pois, embora o Barueri tenha se classificado em 4º no ano passado com 63, teria levado a vaga mesmo que tivesse conquistado 59, pois o quinto ficou com 58 pontos. Em 2007 o quinto ficou com 56 e em 2006 com 61. Depois, embora os clubes do G4 atualmente estejam com um aproveitamento superior, uma hora eles vão passar por uma má fase, uma hora eles vão tropeçar e a tendência é que no final das 38 rodadas o aproveitamento seja bem inferior ao atual.
No atual estágio do campeonato, com 22 rodadas, o Figueirense deveria ter conquistado 36 pontos para ficar dentro da meta e conquistou apenas 33, com um percentual de 50% dos pontos disputados.
A diferença entre os pontos projetados e os conquistados é muito grande? Não penso assim. Acho que até é pequena diante dos graves problemas que o clube enfrentou, como número excessivo de lesões, rejeição ao treinador, carências no elenco, pressão negativa da torcida em alguns jogos, etc. Aliás, é tão pequena que, mesmo diante dessa campanha irregular, bastariam duas vitórias seguidas nas duas próximas partidas para que atingíssemos a meta. Nos próximos jogos é improvável que isso aconteça, até porque enfrentaremos adversários complicados, mas essa diferença pode ser tirada mais na frente, diante de rivais mais fracos.
O problema do Figueirense não é a atual pontuação e nem seus adversários. O problema do Figueirense é ele próprio. Basta acertar esse time que as metas serão atingidas até com certa facilidade.
Você acredita que é possível acertar o time nas próximas rodadas? Se acha isso possível pode acreditar na classificação. Eu acredito.

3 comentários:

  1. Concordo com voce, penso que esta na hora da torcida abraçar esta causa, e ir apoiar o alvinegro, ta na hora tambem da Diretoria se recuperar e trazer a torcida para o scarpelli, nesta reta finl vale tudo.

    ResponderExcluir
  2. Campos, concordo com você. Temos time para fazer uma campanha muito melhor. Com o novo treinador e volta de jogadores contundidos eu acredito sim no acesso.

    Rafael Petry
    Blog Máquina Alvinegra

    ResponderExcluir
  3. Amigos blogueiros,
    Lancei um novo blog a fim de debater o futebol de SC, principalmente Avai e Figueirense que são os dois clubes mais próximos. Acho interessante sempre o debate, opiniões tanto de um lado como do outro, então se puderem dêem uma passadinha lá e opinem, deixe seu recado, sua sugestões. Podem também ajudar enviando matérias fotos e até mesmo postagem, mesmo que seja de seus blogs, não tem problemas, o importante é a troca de assuntos e formarmos uma parceria.
    Obrigado e aguardo a visita de vocês.

    José Henrique

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores