sábado, 3 de outubro de 2009

O acesso é possível e é provável

Foto: Carlos Amorim (clique nela para ampliar)
Há umas 5 rodadas eu escrevi que o acesso era possível mas não provável, pois entendia que, embora tivesse (e tem) um dos melhores elencos, para subir o time precisava encaixar e passadas vinte e poucas rodadas isso ainda não havia ocorrido.
Agora encaixou e na hora certa e por isso estou bem mais otimista. Entendo que o Figueirense é atualmente o terceiro maior favorito ao acesso, atrás apenas do Vasco e do surpreendente Guarani.
E o que me faz acreditar nesse acesso é uma conjunção de fatores: 1. Dos que disputam a vaga, o Figueirense enfrentará os adversários mais fracos (clique no link do adversário para ver sua situação: Atlético, Ceará, Portuguesa, Vasco e Guarani); 2. O time encaixou na hora certa; 3. O Figueirense tem plantel; 4. Está com um treinador inteligente, equilibrado, pés no chão e experiente; 5. A torcida finalmente fechou, incondicionalmente, com o time e vice-versa; 6. O ambiente é o melhor possível e estou certo de que nem com um tropeço a coisa vai desandar; 7. Dos cinco primeiros apenas o Figueirense já passou por uma grande turbulência e, melhor, sobreviveu; 8. Já passou por momentos de pressão e não vai tremer na hora H; 9. O treinador está com o grupo na mão; 10. O Scarpelli voltou a ser um caldeirão. Chega ou quer mais?
Com tudo isso, não tem como não subir. Mas é preciso continuar com os pés no chão. Já tem gente exigindo estrelinha. Pessoal, o que interessa é o acesso. Esse negócio de valorizar título de divisões inferiores é coisa de avaiano.
Quanto à vitória diante do Bahia, por 2 a 0, foi a partida da paciência, da inteligência, da maturidade, da organização, da superação. Jogou com espírito de Série B, venceu e convenceu. Com autoridade. Hoje nem precisamos da sorte.

Um comentário:

  1. Brilhante este post, espero que nos torcedores tenhamos paciencia por que vamos ter muitas rodadas complicadas pela frente, e não tem nada ganho.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores