domingo, 11 de outubro de 2009

Time em consolidação se mexe o mínimo possível

Eu defendo a tese de que em time que encaixou a pouco tempo, que ainda está em processo de consolidação, deve-se mexer o mínimo possível, apenas em caso de lesões e suspensões, e mesmo assim substituindo os titulares por reservas com características o mais semelhantes possíveis. Só quando os jogadores se conhecem suficientemente bem e sabem de olhos fechados o espaço que cada um ocupa no campo, é que deveriam ocorrer alterações mais radicais, como "jogar de acordo com o adversário".

Roberto Fernandes não pensava assim. Quase todos os treinadores não pensam assim e infelizmente parece que nosso atual treinador também não. É um bom treinador, tem crédito, não pode ser crucificado por isso, mas, infelizmente, inventou no jogo contra o Fortaleza. Poderia ter feito o mais simples, que seria substituir Egídio por outro jogador com características ofensivas (V. Pacheco) e colocar um volante no lugar do Paulinho. Pela escalação oficial, porém, colocou o zagueiro Édson de lateral esquerdo, recuou Brum para a zaga e colocou Diego Paulista de Volante (embora na prática vi este de ala esquerda, o que não muda minha crítica). Ou seja, poderia mexer em duas posições e mexeu em quatro, desarrumando todo o setor defensivo, que ficou vulnerável mesmo com um time mais defensivo que nas partidas anteriores.

Infelizmente, Márcio Araújo, com o ego insuflado por quatro vitórias seguidas, não resistiu à tentação de botar o dedo de treinador onde não devia. Mas é um cara inteligente e já aprendeu a lição.


4 comentários:

  1. Concordo plenamente com você Campos. Ele poderia ter feito o simples e trazer três pontos na bagagem e o Figueira no G4. Também concordo que ele é um bom treinador;;;
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu penso que tem alguem que escala o time, e não Marcio Araujo, por que razão um tecnico faz os mesmos erros anteriores, com as mesmas substituição, quando observei que o Ale ia entrar, comentei, acabou, não venceremos o maximo empataremos, não faltou nada nos erros e na copia de atitude de R Fernandes, ai tem!!! acho que esqueceram de mandar junto com R Fernandes mais alguem embora.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, não acho que tenha alguém escalando o time. Acho apenas que o Araújo se equivocou, como todo treinador. Também acho que o Alê não foi o problema, pois quando ele entrou a derrota já era certa.
    Um abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Se foi mesmo o Marcio Araújo quem escalou o time contra o Fortaleza, espero mesmo que tenha aprendido a lição. Mas, sinto ter que admitir, acho que tem mais gente participando dessa escalação. E já faz tempo isso. Vira e mexe, João Felipe e VP no banco, entra Pico, Ale... isso só pode ser sacanagem, boicote ou quem sabe, "investimentos" a retornar.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores