quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Uma besteira repetida mil vezes vira uma verdade inquestionável


Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista, disse que "uma mentira dita mil vezes se torna uma verdade" e tenho notado que, na crônica esportiva da capital, uma besteira repetida muitas vezes também vira uma verdade, e inquestionável.

São muitas dessas besteiras, geralmente ditas pelos dinossauros da crônica esportiva, mas engolidas por todos ou quase todos. Vou citar apenas duas.

A primeira é "se o campo é ruim para um time também é para o adversário". Isso não é verdade, pois o time da casa conhece o campo, está acostumado com aquele gramado, sabe até onde estão os buracos e montinhos artilheiros. O time visitante sempre estará em desvantagem num campo que fuja totalmente do padrão.

Outra besteira é "perdido de um ou perdido de dez é a mesma coisa". Não é a mesma coisa. Um time que leva uma grande goleada, como o Figueirense diante do Grêmio no ano passado, pode perder a confiança, pode perder o rumo para o restante do campeonato. Só é a mesma coisa em termos de pontuação. Mas não é só isso que importa.

3 comentários:

  1. Campos voce sabe se ele jogou bola alguma vez, os jogos por este canal por ser o unico que transmite, eu tiro o som, o cara acha que sabe de bola, ela sabe é de copo.

    ResponderExcluir
  2. A pois é, e se tivesse perdido "só" de 6 do Grêmio, não teríamos sido rebaixados por um gol de saldo.

    Se isso não é diferença eu não sei o que mais é!

    ResponderExcluir
  3. Os ditos "dinossauros" dessa crítica fajuta que temos em SC, infelizmente só o são, pq deixamos. O povo brasileiro, depois dos caras pintadas do collor, baixaram a guarda. Pra mim, continuará sendo sempre mentiras. Eu, eles ñ convencem de nada.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores