terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Grêmio perdeu uma chance de ouro de entrar para a história

O Grêmio - RS perdeu uma ótima oportunidade de entrar para a história do futebol brasileiro, e pela porta da frente, ao entregar o jogo para o Flamengo, pela última rodada do Brasileirão 2009, fazendo aquilo que todo mundo esperava, aquilo que a maior parte de sua torcida pedia, mas que não dignifica em nada um clube da grandeza do Grêmio, muito pelo contrário, virou uma mancha na sua história.
E não estou falando isso em relação ao combalido time B que entrou em campo, que pelo menos correu o máximo que pode, dentro do possível. E o possível seria correr muito, se empenhar o máximo para não deixar dúvida na grande mídia e no STJD da honestidade do Grêmio, mas não jogar o suficiente para empatar ou derrotar o Flamengo. Não havia estímulo para isso, muito pelo contrário. Ao mandar a campo um time quase todo reserva, a Diretoria Gremista deu um claro recado nesse sentido ao seu time B: queria perder, e os jogadores não ousaram contrariar, especialmente após o segundo gol do Flamengo, quando passaram a tocar, a rodar a bola, sem qualquer objetividade, como se tivessem 11 Zinhos em campo. Bom, pelo menos foi isso que vi.
A Diretoria do Grêmio, e consequentemente o próprio clube, poderiam ter enfrentado parte da torcida e entrado para a história com um ato nobre, mandando a campo o que tivesse de melhor, mas serão lembrados como um time que queria perder um jogo para prejudicar seu maior rival (ou um time que poupa quase todo o time num jogo da única competição que estava disputando queria outra coisa?), e conseguiu, jogando um título no colo de um time do eixo do mal, como se referem os gaúchos aos times do eixo RioXSP. Que atitude medíocre. Que diretoria medíocre.
E o mais medíocre, o mais ridículo ainda, ficou por conta de parte da torcida gremista, que recebeu com vaias e xingamentos em Porto Alegre os atletas que ousaram jogar bem.
Se fosse uma situação idêntica envolvendo Avaí e Figueirense, Remo e Paysandu, Ceará e Fortaleza, daria para entender. Mas envolvendo um time que já possui títulos de campeão brasileiro, da Libertadores e Mundial, significou uma atitude muito pequena.
Se tivessem empatado ou ganhado o jogo, ainda poderiam dar de dedo nos colorados, apontar para o trofeu e dizer: "esse aí fomos nós que ganhamos para vocês". Mandando um time reserva a campo, um gremista pode dizer algo parecido, mas a algum Flamenguista: "esse aí nós ajudamos vocês a ganhar", pois sem essa ajuda o amarelado time do Flamengo, que tremia como vara verde mesmo diante de um fraco time reserva do Grêmio, não seria campeão.
Não resta dúvida que a Diretoria Gremista recebeu um limão em suas mãos. Mas poderia ter feito uma limonada.

Um comentário:

  1. Parabens Campos, sei que teremos muitas outras opiniões, concordo com você, que a diretoria do Gremio entregou o jogo, e seria muito mais bonito para o Futebol uma vitória ou empate, ou que estivesse em campo seus titulares, imagina 90 mil de flamenguista no maraca decepcionada, seria a frase Futebol prega mais uma peça, e este seria o único jogo de 2009 a ser lembrado para o resto da historia, mais fazer o que!! tem torcedor que prefere jogar uma pedra no rival, eu prefiro ver ele estender a mão em minha direção para agradecer.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores