quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Nestor Lodetti e a receita do fracasso

Em matéria do Clicrbs de ontem, 15/12/2009, Nestor Lodetti, Presidente do Conselho Deliberativo do Figueirense, disse que entre os pontos em discussão está a "participação do Conselho Deliberativo ou do Conselho Adminstrativo na gestão administrativa, financeira e no futebol do clube".
Na minha opinião o Conselho participar da gestão do clube seria um grande retrocesso, um passo para trás, seria mudar do profissionalismo atual para o amadorismo completo. Imaginem ter que ouvir o Conselho, por exemplo, para decidir sobre a contratação ou dispensa de jogadores ou treinadores, com todo o passionalismo que cerca o Conselho. É a receita perfeita para o fracasso, para o fundo do poço. Nem no Nordeste isso existe mais.
A função do Conselho, como em qualquer empresa ou entidade com um mínimo de profissionalismo, seria tratar das questões institucionais, como reformas de estatuto e outras normas, e também a aprovação de contratos longos ou com a contração de dívidas vultosas, a eleição dos dirigentes e outras atribuições previstas no próprio estatuto, mas jamais questões relacionadas à gestão do futebol do dia a dia e nem mesmo administrativas. O Conselho elege, fixa regras e metas e uma Diretoria executa.
Confesso que fiquei até surpreso em saber que para vender um jogador oriundo da base é necessária a aprovação do Conselho Deliberativo do Figueirense. Esse é um ato típico de gestão e caberia única e exclusivamente à Diretoria analisar a conveniência e oportunidade do negócio. O que o Conselho poderia fazer seria estabelecer um número limite de jogadores negociados anualmente ou qualquer outra restrição abstrata, mas jamais analisar a venda no caso concreto, proposta por proposta. Sinceramente, pensei que o Figueirense fosse mais profissional, que fosse um modelo a ser seguido, mas ainda há resquícios da administração amadora.
Sei que vão falar que tem de ser assim mesmo, pois a base do Figueirense é uma mina de ouro. Realmente, É (conjugado no presente) uma mina de ouro, mas fruto do trabalho profissional e dos investimentos da atual gestão, porque no passado era uma mina quase que totalmente improdutiva, e produzia um craque a cada 30 anos e mesmo assim era entregue de graça para os grandes Clubes, como Valdo, o maior craque já surgido no Figueirense, que foi trocado com o Grêmio por um tal de Nestor (será que com a aprovação do Conselho?). Quem produz tem que ter o direito de negociar seu produto no momento e nas condições mais adequadas e vantajosas segundo suas próprias análises, dentro de regras previamente estabelecidas. Só assim será estimulado a produzir mais e melhor. É assim que funciona.
Já comentei que não via como aprovar a proposta da FPSA na forma em que foi apresentada, mas me parece que tem gente no Conselho que está aproveitando a oportunidade para externar descontentamentos, ressentimentos pessoais, oriundos da perda de poder, de prestígio, na era PPP e tentar recuperar pelo menos uma parcela disso.
Diante disso, o sentimento que tenho é que o propagado profissionalismo do Figueirense é apenas uma casca. Uma casca rígida, espessa, mas apenas uma casca. E essa casca chama-se Figueirense Participações. No dia que essa casca cair o profissionalismo também cai e os abnegados dinossauros estarão de prontidão para administrar o clube com muito amor e principalmente muita paixão, apenas. A proposta de "participação do Conselho Deliberativo ou do Conselho Adminstrativo na gestão administrativa, financeira e no futebol do clube", não deixa nenhuma dúvida disso.

7 comentários:

  1. Perfeito! É isso aí mesmo, descrevesse a situação de maneira brilhante. Nada de botar aqueles velhinhos esclerosados para interferir em atos típicos de gestão, que tem influência estratégica no clube! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro,

    Tax mal informado e trocasse todax ax bolax. Esse é o discurso encomendado da FP. Te liga. Dá uma estudada na estrutura do Grêmio, Inter, SP, Cruzeiro.. para citar alguns exemplos. Te informa sobre o que o Clube do 13 e o BNDS estão planejamento para os clubes brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. Investigador, o assunto parece interessante, "Te informa sobre o que o Clube do 13 e o BNDS estão planejamento para os clubes brasileiros", dê mais detalhes e ou links para a pesquisa, sob o texto acima, Não sei qual ligação do Nestor a FPSA, creio que pouca, mais acho que a visão sob o trabalho do Conselho, na minha opinião esta correta.

    ResponderExcluir
  4. meu Deus! quanta besteira. Discurso encomendado.No estatuto do clube reza que as categorias de base do clube são patrimônio. Vocés sabem onde andam alguns desses meninos formados alí? O conselho não quer mandar! quer clareza, transparencia com as coisas do clube. Eles estão defendendo o nome do glorioso.Mas garante que pasando esta fase o figueira vem forte e compepetitivo. Garanto!

    ResponderExcluir
  5. Investigador, essa é a minha opinião e vou continuar dizendo o que penso e não aquilo que os outros querem que eu pense, seja a favor da opinião da FP ou não. Não conheço pessoalmente ninguém da FP e muito menos do Conselho.
    Anônimo, o que reza o estatuto não interfere na minha opinião. O que quis dizer é que o estatuto não deveria prever que o Conselho praticasse atos de gestão, como autorizar a venda de jogador. Agora, é bom lembrar que quem aprova o estatuto e suas alterações é o próprio Conselho, que pode inclusive colocar uma cláusula estabelecendo que a escalação do time precisa de uma aprovação prévia do Conselho ou qualquer outra não proibida por lei.

    ResponderExcluir
  6. Quanto à estrutura dos outros times, pelo que sei o SP realmente é um exemplo, uma exceção, mas os demais só conseguem algum resultado porque são clubes com grandes torcidas, com grandes arrecadações, porque em termos de organização não são exemplo para ninguém. No Inter e no Grêmio, por exemplo, é comum Conselheiro dar entrevista nos vestiários para derrubar treinador. Eu já presenciei isso.
    Os europeus devem dar risada da estrutura organizacional desses times.

    ResponderExcluir
  7. Conheço o Sr. Nestor Lodetti. Tenho certeza de que ele, como Presidente do Conselho Deliberativo, saberá honrar o cargo que ocupa, colocando os interesses do FFC acima de qualquer interesse particular.
    Boa sorte Nestor ! Conte comigo !

    Dr. Caixeta

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores