sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Crise: a proposta indecente da FPSA é, por si só, motivo para o rompimento?

Quando soube do conteúdo da proposta apresentada pela FPSA para mudança do contrato, dei a minha opinião num texto com o título "Proposta indecente".
Apesar de ter me posicionado totalmente contra a proposta, defendi que o Conselho deveria buscar um acordo para a permanência da FPSA na gestão do clube. A maioria dos outros blogueiros na época também opinou nesse sentido. Também a maior parte da nossa torcida pensava assim e até as manifestações públicas do Conselho Deliberativo indicavam a busca por uma permanência negociada da FPSA.
A proposta continua a mesma de quando aquelas opiniões foram emitidas, mas de repente, tudo mudou e, ao que tudo parece, a proposta indecente apresentada pela FPSA passou a ser considerada, por si só, o maior motivo da repúdia à permanência daquela empresa no comando do Figueirense. Ou seja, segundo essa visão, quem apresenta uma proposta daquelas não tem mais condições morais de continuar no comando do clube. Isso eu tenho ouvido de muitos torcedores.
Penso que é um grande erro, pois apesar de indecente foi apenas uma proposta. O rompimento só pode se dar, na minha opinião, se houver uma alternativa real, concreta, seguramente mais vantajosa.
Dá para comparar toda essa situação com o seguinte contrato hipotético de locação: uma pessoa alugou um imóvel com fins residenciais e o inquilino durante 10 anos cumpriu com suas obrigações, pagando os aluguéis em dia, efetuando a devida manutenção, não incomodando os vizinhos, mas um belo dia o sujeito vem com uma proposta indecente: queria montar uma zona no local e o locador ainda teria que ser o porteiro. Se o locador não aceitasse, o inquilino deixaria o imóvel em 30 dias. O locador deu umas boas risadas e disse que obviamente não aceitaria. Lá pelo vigésimo quinto dia, o sujeito diz ao locador que havia desistido da zona e queria continuar residindo com a família no imóvel. Qual seria a resposta de um locador sensato? Se tivesse recebido uma proposta mais vantajosa, diria "agora é tarde", caso contrário, como não rasga dinheiro, aceitaria a permanência do inquilino.
No imbróglio envolvendo o CD e PPP (ou FPSA), penso que é uma situação parecida. PPP é reconhecidamente, até para seus adversários, um bom gestor e comprovou isso nesses mais de 10 anos em que o Figueirense esteve sob seu comando. Se quer ficar, não pode ser mandado embora única e exclusivamente pela proposta indecente, afinal foi apenas uma proposta. Agora, se há outra proposta de gestão, real, concreta, consistente, de longo prazo e seguramente mais vantajosa que a atual, não vejo motivo para o não rompimento. O Conselho diz que essa proposta existe. Eu, como diria minha avó, não aposto um tostão furado nisso.
Mas, se o rompimento realmente ocorrer, uma resposta definitiva quanto a existir realmente a tal "proposta mais vantajosa" a que se refere o CD teremos somente nos próximos anos. O rumo à Série A ou à Série C indicará seguramente se o Conselho está falando a verdade ou se também resolveu blefar.

6 comentários:

  1. Penso que você não quer ou esta a favor da FP. o documento que a FP enviou ao CD você não comenta e faz questão de esquecer. Quem fez a proposta e disse que se o C.D. não aceitasse estava correndo o prazo do rompimento foi a FP. e não o CD. Esse documento parece que você faz questão de esquecer repito. O CD não engoliu a proposta indecente, como é, também todo o contrato anterior do qual ninguém do CD teve acesso a não ser após esses episódios. È um contrato unilateral, que se for levado a juízo será tornado totalmente nulo. O contrato inclusive já foi estudado por Desembargadores de SC e do RGS e todos são taxativos quanto as clausulas do contrato. Outra coisa, o figueirense fc nunca poderá pedir o rompimento do contrato sem pagar a multa, mas a FP. pode sair a hora que quizer e não vai pagar nada. È este prazo que ele alegou agora para pedir o rompimento ( 6 meses) Tocante a vida futura do figueira garanto que a grana entrará no figueira e a ele será aplicado, ao contrario do atual contrato. Conheço os parceiro e sei que vai ser bem melhor. Inclusive voltaremos a frequentar certos lugares que fomos escurraçados em função das declarações do srPPP. entenda- se clube dos 13, CBF, e os grandes times do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Filipe Alvinegro17/01/2010, 09:48

    O anônimo foi mto feliz nas palavras. Parece que nosso amigo blogueiro insiste em ficar ao lado daqueles que desleixaram do clube. Não foi apenas uma proposta, foi uma ameaça! E como tal, cadê a paixão desses senhores que ameaçaram o clube? Você ameaça quem vc ama caro blogueiro?

    Vamos combinar que seu PPP deu com os burros na água e pior, quando viu que ia se ferrar, simplesmente parou de falar sobre o assunto e apresentou o técnico? Lembra disso?

    Se ficará pior ou melhor sem eles, ainda não sabemos. Só sei que esses senhores perderam a dignidade ao oferecer ao clube "que amam" proposta tão descabida. Não foi somente uma proposta, pois não se trata de um imóvel de alguém desconhecido...se trata de um amor, de um clube ao qual nós dedicamos parte de nossas vidas!

    ResponderExcluir
  3. Filipe Alvinegro17/01/2010, 09:50

    Proposta não, foi uma ameaça...que decepção!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo: quanto a "o documento que a FP enviou ao CD você não comenta e faz questão de esquecer", tenho a dizer que já comentei aqui no blog e fui totalmente contra a proposta e não vejo motivo para ficar analisando toda vez que trato da mudança de gestão, até porque a proposta foi rejeitada pelo CD.
    O que quis dizer é que na época, quando tive conhecimento da proposta, defendi que o CD buscasse um acordo para a permanência da FP. Aliás, não só eu como quase todo mundo, inclusive quase todos os blogueiros, defendeu isso. Os outros (quase todos) mudaram de ideia e passaram a defender a saída de PPP-FP, mas eu não vejo motivo algum para mudar minha opinião, pois após a apresentação da proposta indececente NÃO ACONTECEU NENHUM FATO NOVO e não sou um "maria-vai-com-as-outras". Um fato novo capaz de mudar minha opinião em relação a saída de PPP seria o CD apresentar uma alternativa real, viável e mais vantajosa. Quanto ao "contrato anterior do qual ninguém do CD teve acesso a não ser após esses episódios", chega a ser ridículo que algum conselheiro alegue isso. Não teve acesso porquê? Porque não quis? O Conselheiro que fala isso passa um atestado de negligência, de descaso, de incompetência, de desleixo, afinal o Conselho sempre teve o poder de inclusive rescindir o contrato, imagina então de pedir uma cópia do contrato. Essa alegação merece o mesmo respeito daquela que o Presidente do CD assinou o contrato se ler. E quanto à nulidade do contrato, não dá para falar sem ler, só não dá para acreditar em contrato unilateral.

    Felipe: quanto a "nosso amigo blogueiro insiste em ficar ao lado daqueles que desleixaram do clube", apenas repito que não sou um "maria-vai-com-as-outras" e julgo que tenho o direito de continuar dizendo o que penso e não aquilo que os outros querem que eu pense. A ameaça do PPP foi que sairia se não aprovassem o que ele pedia, tudo que o CD queria. Isso é uma ameaça ou uma promessa de atender um desejo oculto do CD?
    No mais, estou com a consciência tranquila e é isso que importa. Não estaria tranquila se tivesse mudado de opinião só para agradar a massa.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. O problema é que diziam que o contrato era sigiloso, meu querido. Tão sigiloso que ninguém podia ler. Isto é, de tão cabeludo que é. Porque você não comenta sobre as pessoas que são dirigentes do fiqueirense e sócios da FP? acho que além de ilegal é imoral. Como por ex. o vice juridico vai defender os interesses do FFC e a sua parte na FP? Tem muita coisa que você não sabe! ou faz de conta que não sabe! Aliás é até bom não saber para não ficar desiludido com essas pessoas que você está defendendo tanto. OU você ama o figueirense ou essas pessoas? Para mim o figueira vem em primeiro lugar. Acima de qualquer coisa e amizades.Não pactuo com esses falsos religiosos que são capazes de vender a alma por dinheiro sem pensar que o figueira é a alegria do povão.

    ResponderExcluir
  6. O nosso futuro está nas mãos de um Conselho que aceita um contrato sigiloso? Então tá pior que eu pensava. Quanto a esses conflitos de interesses, o CD poderia ter fixado regras que impedissem isso. Quanto ao amor por essas pessoas, posso te garantir que não conheço pessoalmente ninguém da FP e não vejo problema algum para o rompimento, desde que "o CD apresente uma alternativa real, viável e mais vantajosa", como já falei várias vezes, coisa que não acredito que acontecerá.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores