domingo, 31 de janeiro de 2010

Metropolitano 1 a 0 no Figueirense: podia ter sido de mais

O Figueirense perdeu por 1 a 0 para o Metropolitano, pela quinta rodada do Campeonato Catarinense de 2010, e poderia ter sido de mais se não fosse a grande atuação de Wilson, que fez grandes defesas.
O interessante é que Renê Weber fez as alterações que a torcida pedia e o time piorou e muito. Ou melhor, está piorando a cada dia.
A meu ver, o mau rendimento não está relacionado aos jogadores que entraram, mas à mudança no esquema de jogo, que, com a retirada de um jogador do meio e colocação de mais um atacante, acabou, como efeito colateral, prendendo a dupla de alas lá atrás, o que o time tinha de melhor.
Weber não gosta do 3-5-2, mas não vejo outra alternativa no momento, com o elenco que temos em mãos, para vencer o Avaí e sonhar com dias melhores no campeonato, não só por liberar o poder ofensivo dos alas como por dar segurança ao sistema defensivo. Aliás, treinador não tem que gostar deste ou daquele esquema e repito o que disse na época de Roberto Fernandes: "o correto é montar um time que aproveite ao máximo as características dos jogadores, que valorize os pontos fortes e não exponha os pontos fracos de cada um". Ou seja, o esquema quem define é o elenco e não o treinador.
Se continuar do jeito que está vai perder o cargo em breve e o Figueira corre o risco de perder o rumo, lutando apenas para escapar do rebaixamento.

Rebaixamento

Por falar em rebaixamento, eu pergunto: quem foi que teve essa brilhante ideia de reduzir o número de participantes para 10 clubes com 02 sendo rebaixados por ano?
Como consequência dessa medida já temos neste ano o Marcílio Dias, um clube tradicional do nosso Estado, fora da primeira divisão e é bom abrir o olho, pois caem 20% dos participantes e com certeza teremos clubes grandes caindo nos próximos anos, já que os times do interior estão se estruturando e os times do G4 (Figueirense, Avaí, Criciúma e Joinville) montam um novo time a cada ano, que pode não encaixar.
Neste ano, por exemplo, só o Juventus tá dando pinta de rebaixado. A outra vaga parecia ser do Brusque, mas agora está totalmente aberta.
Uma coisa é rebaixar 20% no campeonato brasileiro, um campeonato longo, em que os clubes melhor estruturados têm tempo para se recuperar, e outra bem diferente é utilizar o mesmo critério num campeonato curto como o nosso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores