terça-feira, 6 de abril de 2010

A Chapecoense é mais uma vítima desse regulamento absurdo


Ainda em janeiro deste ano eu perguntei: "quem foi que teve essa brilhante ideia de reduzir o número de participantes para 10 clubes com 02 sendo rebaixados por ano?"

E prossegui: "Como consequência dessa medida já temos neste ano o Marcílio Dias, um clube tradicional do nosso Estado, fora da primeira divisão e é bom abrir o olho, pois caem 20% dos participantes e com certeza teremos clubes grandes caindo nos próximos anos, já que os times do interior estão se estruturando e os times do G4 (Figueirense, Avaí, Criciúma e Joinville) montam um novo time a cada ano, que pode não encaixar.
Neste ano, por exemplo, só o Juventus tá dando pinta de rebaixado. A outra vaga parecia ser do Brusque, mas agora está totalmente aberta.
Uma coisa é rebaixar 20% no campeonato brasileiro, um campeonato longo, em que os clubes melhor estruturados têm tempo para se recuperar, e outra bem diferente é utilizar o mesmo critério num campeonato curto como o nosso."

Bom, ainda não caiu nenhum dos grandes, mas tenho certeza que vai cair. Caiu, no entanto, aquele que é apontado com justiça como a quinta força do Estado, a Chapecoense. Mais um clube importante que fica sem calendário no próximo ano, a exemplo do Marcílio e do Juventus.

Com esse regulamento também é complicadíssima a permanência de um time jovem que sobe. O Imbituba fez um verdadeiro milagre,com o orçamento que possui, mas como um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, é praticamente certo que cairá no próximo ano.

Não quero dizer com isso que seja favorável a uma virada de mesa. De jeito nenhum. A Chapecoense, pelo futebol que apresentou, foi justamente rebaixada segundo o regulamento em vigor e tem sim que disputar a segunda divisão. Mas defendo mudanças a partir de 2012: ou se aumenta para 12 ou se rebaixa apenas 1. Simples assim. Do contrário vamos continuar enfraquecendo o nosso futebol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores