quarta-feira, 28 de abril de 2010

O Avaí e o apito amigo



Nunca tive dúvidas de que o time do Avaí era um forte candidato ao título do campeonato catarinense de 2010, pois possui um elenco equilibrado, embora não tenha jogado o melhor futebol do campeonato.

O que não esperava era que o time do sul da ilha precisasse da ajuda da arbitragem para conquistar o título, o que pode ser constatado pela quantidade enorme de pênaltis favoráveis (11 até agora) e nenhum contra, pelo que sei.

O mais estranho é que em jogos decisivos teve sempre um penaltizinho decisivo e duvidoso favorável marcado, como no clássico que decidiu o segundo turno, ou um claro não marcado para o adversário, como na partida pela última rodada do returno, em Blumenau, que lhe garantiu o título do returno.

Não creio que exista uma conspiração planejada para favorecer o Avaí, mas a pressão orquestrada pelo time da Ressacada, combinada com a adesão massiva da nossa tendenciosa imprensa, foram determinantes para coagir árbitros a, na dúvida, marcar favorável aos avaianos. Quem ousou contrariar essa regra (Luiz Orlando de Souza), se deu mal, mesmo sem ter apitado nenhum lance decisivo.

Atualizando: de acordo com o Ney Pacheco, foram 8 pênaltis a favor do Avaí e 4 contra, mas isso não muda o que eu penso: o Avaí foi favorecido em jogos decisivos, embora eu entenda que não houve armação alguma, conspiração, etc. Apenas a pressão sobre a fraca arbitragem surtiu efeito nos momentos decisivos e, temos que reconhecer, até nisso eles foram melhores. Decepcionante foi o comportamento da imprensa, especialmente o pessoal da RBS, que usou espaços até fora da área esportiva, como Sérgio da Costa Ramos, para defender o time do sul da ilha. Parecia que só havia um time de Florianópolis na competição.

11 comentários:

  1. ufa!
    eu pensava que era o único que pensava assim.
    a imprensa daqui é safada, tratou de defender os interesses do havai e fazer pressão na arbitragem.
    vocês acham mesmo que o tal sálvio espindola iria marcar o pênalti no Joao Paulo se ele nao estivesse pressionado.
    ele ja veio pra ca sabendo da choradeira que tinha sido aquele classico.
    parabens pra RBS e FCF, que trataram de facilitar mais um titulo pro avamerda.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito!!!
    Nem tem o que comentar..ano passado foram as expulsões! Todo jogo tinha alguém expulso do time adversário e raramente alg do chororo F.C.
    Claro né!! TODOS os outros times era extremamente violentos, e os jogadores do Hawai sempre tão puros e coitadinhos..humpf!
    Título ganhado dessa forma vale?

    ResponderExcluir
  3. certo que teve coisa orquestrada, sim..

    nao é possível que seja tudo mera coincidência..

    alias.. no ultimo titulo deles, em 1997, vale lembrar que ate a metade do campeonato o artilheiro deles era o Cesar Silva (goleiro), tamanha a quantidade de penaltis que tinham a seu favor... coincidência tambem?

    ResponderExcluir
  4. bBom pessoal eu acho que o problema já começou com aquela história da bomba no próprio estádio do avaí no classico antes da final do segundo turno que não deu em nada,era pra ter perdido o mando de campo... onda está o STJD nessas horas? se fosse conosco eles agriam assim? isso é vergonhoso...

    quanto aos penalties, sem palavras, não quero nem saber dos outros jogos porque eu não assisti, mas no clássico foi absurdo, até mesmo os cmentaristas que são torcedores do hawai (que é a maioria) falaram que NÃO foi penalty, onde está a justiça desportiva? Até a lei desportiva no Brasil não funciona.

    ResponderExcluir
  5. Olha Essa tua análise está perfeita ....
    Penso da mesma forma .
    Sabe o que mais dói ???é que morreu por ai esse assunto . Temos uma imprensa bem tendenciosa , infelizmente , a FCF idem .... E fica o dito pelo não dito ....

    ResponderExcluir
  6. Perfeita a análise, mas por que só agora ela está sendo feita?

    ResponderExcluir
  7. Totalmente equivocada... na final do turno contra o JEC o Avaí foi garfado, contra o Figueirense na ressacada não tem nem o que comentar... Contra a Chapecoense em casa. Nos 4 primeiros jogos o Avaí teve jogadores expulsos e mesmo assim não perdeu, o time é simplesmente o melhor do estado e não há o que discutir, o Figueirense também foi ajudado contra o Imbituba na primeira rodada, contra o Brusque em casa... a arbitragem de Santa Catarina é RUIM, não tendensiosa...

    ResponderExcluir
  8. Carlos, o jogo contra a Chapecoense em casa foi aquele com aquele penaltizinho salvador em cima do medina, inexistente, no final do jogo, que garantiu o 1 a 0?
    Concordo que poderia ganhar o campeonato, como ganhou, principalmente pelo plantel, mas que foi ajudado em situações decisivas, isso foi.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. sinto muito, mas não há nada pior do que choradeira pós-resultados. as arbitragens, no país todo, são ruins. ponto. não há essa história de tendenciar para um lado e não para o outro. os argumentos de vocês são insuficientes. infelizmente, o torcedor brasileiro distorce os fatos para aquilo que lhe é conveniente. quando o figueira ganhou os estaduais e esteve muito bem na série a, sempre fez por merecer. agora o avaí é sempre favorecido?! não, né?! merecidamente, bicampeão estadual e representante do estado na série a. como é triste ver textos clubísticos assim.

    ResponderExcluir
  10. Meu caro, como falei, não acredito que houve conspiração, apenas que o Avaí foi favorecido em lances duvidosos em jogos decisivos. Mas é a maior folha de pagamentos, o melhor plantel, e poderia ganhar mesmo sem esses erros, até porque foi o time com a melhor pontuação e o único que manteve a regularidade.
    Quanto a "quando o figueira ganhou os estaduais e esteve muito bem na série a, sempre fez por merecer", só agora parte da torcida reconhece os méritos, porque na época das conquistas viviam dizendo que era tudo armação.

    ResponderExcluir
  11. Olha só galera.....a torcida do avaí já matou um torcedor do Joinville, já arrancou a mão de um senhor em Criciúma e no clássico jogaram foguete e vários objetos.....qual a punição? Precisa morrer mais alguém? Aleijar mais alguém?
    Puxa, vejam que punição mais vergonhosa.....mil reais e perda do mando de campo na copa santa catarina.....kkkkkkkkk......é piada né? Com relação a jogos, vale lembrar que contra o metropolitano o zagueiro do avaí tirou com a mão uma bola que provavelmente seria gol.....pq o juiz não deu? por causa da pressão é claro, virou moda o chororo. Sou de Criciuma e acho tambem que o avai ganhou muitos penaltis duvidosos e inexistentes, como na capital contra a chapecoense, no clássico, lá em joinville no jogo da final foi ridículo.....acho que ninguem gosta de ser ajudado, isso é muito feio.........mais uma coisinha, por aqui poucos assistem a rbs, pois são gauchos e avaianos declarados, defendem o errado, façam o mesmo.......abraços.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores