quarta-feira, 12 de maio de 2010

Perda de seis pontos seria motivo para renúncia


Hoje pela manhã liguei na CBN e levei um susto quando ouvi que o Figueirense poderia perder 6 pontos. Achei que poderia ser na Série B. Felizmente o risco é na Copa SC.

Mesmo assim, se for confirmado, é um fato da maior gravidade, principalmente por ser uma falha bizarra, primária, que até um estagiário da OAB com um mínimo de zelo não cometeria.

No Clicrbs, saiu uma reportagem com a posição do advogado do Clube, Rodrigo Titericz, sobre a questão, que é quase uma confissão da trapalhada, na minha visão. Vejam o que diz:

"— É uma situação surpreendente, nos pegou de surpresa essa informação. Porque dentro do que a gente tem sobre a documentação o atleta não tem qualquer tipo de irregularidade. O contrato era de empréstimo e retornou antes do fim do empréstimo com o CFZ Imbituba. No dia 5 de maio foi protocolado junto a Federação Catarinense o pedido de retorno de quatro ou cinco atletas.

— O atleta tem contrato de trabalho com o Figueirense, é jogador do clube, estava cedido por empréstimo e basta a comunicação da Federação do seu retorno para o atleta ter condições de jogo.

Questionado se o clube não teria que protocolar um termo de rescisão de contrato para que o vínculo de empréstimo com o CFZ Imbituba fosse encerrado, Titericz diz que isso não é necessário nesse caso:

— Não há necessidade, uma vez que encerrado o empréstimo basta uma comunicação do retorno para a Federação para que o atleta tenha condição de jogo."

E é aí, no "encerrado o empréstimo", que parece residir o problema. Se o contrato de empréstimo tivesse realmente encerrado, realmente bastaria a comunicação, mas não é o caso, pois só terminaria no dia 15. O art. 30 do Regulamento Geral das Competições da FCF dispõe:

"Art. 30 ...

§ 1º Anula o registro do atleta:

I – profissional:

...

b) o término do prazo da cessão temporária, a partir do dia seguinte ao fixado no termo de empréstimo;

c) a rescisão do contrato, inclusive na cessão temporária, a partir do dia seguinte ao da rescisão;"

Portanto, a princípio, há fortíssimos indícios de que Édson Galvão estava absolutamente regular para atuar na partida, mas pelo Imbituba.

Mesmo se confirmada a irregularidade, isso não quer dizer que o Figueirense vá perder os pontos, pois não podemos esquecer que o julgamento será feito pelo TJD-SC.

Se a denúncia for procedente será motivo de renúncia do Diretor Jurídico, sem dúvida, pois depois dessa quem vai confiar nele? Penso que é um cargo extremamente técnico. O cara nem precisa gostar de futebol, muito menos ser fanático torcedor do Figueira. Só precisa ter conhecimento técnico (Direito Esportivo), muita bagagem, experiência e muita, muuuuuita, responsabilidade. Será que tem tudo isso? Pelo pouco que conheço, não.

Finalmente, se tudo isso for confirmado, só temos que agradecer aos céus por não ter sido na Série B, e também agradecer a quem denunciou, por ter prestado um relevante serviço ao clube.

* Observação: não estou afirmando nada. Está tudo no "SE", com base no que foi divulgado.

14 comentários:

  1. Tem mais ist??? esta copa SC ja esta no papo,
    1- colocam um time dirigido por treinandor da base com um time da base
    2- com a disorganização d FCF
    3- sem cobertura da imprensa, por que o time deles não precisam deste campeonato
    4- O Figueira parece tambem não estar interessado,
    eles querem que o Torcedor se motive.

    ResponderExcluir
  2. O que tens contra o jurídico meu caro. Ele já se mostrou bastante eficiente. Além do mais, sabes se o caso passou nas maõs dele ou se o funcionario encarregado tomou as providencias? Como falaste, conheces pouco, portanto não devias emitir este tipo de acusação. Chama o Babi que defendia os interesses deles sócios da participações.Realmente deram muita corda para os blogueiros, agora se acham.

    ResponderExcluir
  3. Cagada das grandes e ainda contra o time para o qual o jogador foi emprestado. E pior, ao ser questionado pela imprensa confirma sem querer a bobagem. Não se preparou para a entrevista?

    ResponderExcluir
  4. é, cagada GRANDE mesmo...
    se essa perda de pontos se confirmar eu sou a favor de o Figueirense largar esse campeonato de vez.
    se o time do outro lado joga foguetes e objetos no campo e nao acontece nada pq nao podemos jogar com jogador irregular? que moral tem a justiça?

    ResponderExcluir
  5. Imagina se fosse na série B teria jogado no lixo todo o planejamento e dinheiro da parceria...

    ResponderExcluir
  6. O Sr. Anonimo, como defensor do Diretor Jurídico do Figeueirense, deverias te indentificar.
    Se tivesse contratado serviços jurídicos para uma determinada causa e o mesmo fizesse essa enorme cagada que o mesmo fez, além de ir na OAB pedir a sua representação, também precessaria por danos materiais e morais!! QUE CONSTRANGIMENTO............
    CAGADA....
    AMADORISMO...

    Max Teixeira

    ResponderExcluir
  7. é a torcida que joga contra.. coloca ate dados pros inimigos.. é muito odio contra a diretoria atual.. que tipo de torcedor fica publicando muniçao pro inimigo assim na internet!?? por mais que tenha havido erro, nao interessa, a funçao de um blog é defender os interesses do FIGUEIRENSE FC, e nao de tripudiar em cima de erros alheios!! quando o FFC entrou com as camisas trocadas la em natal contra o ABC ano passado foi um erro "normal" segundo os blogs. e agora?

    ResponderExcluir
  8. Ao anônimo do 2º comentário: não tenho nada pessoalmente contra o Diretor Jurídico, embora tenha ficado surpreso com a sua nomeação/eleição. Esperava alguém com mais experiência, .... e tudo que falei acima. Quanto a "Ele já se mostrou bastante eficiente", digo que no TJD-SC até um estagiário do Cesusc faz sucesso. Quanto a "sabes se o caso passou nas maõs dele ou se o funcionario encarregado tomou as providencias", tenho a dizer que a responsabilidade é toda dele, se realmente houve a cagada, pois no mínimo teria que revisar esse tipo de questão, no mínimo tem que conferir se todos que entram em campo estão regulares. Depois é dele a responsabilidade de escolher pessoas de sua confiança que fazem esse trabalho. Quanto a "Realmente deram muita corda para os blogueiros, agora se acham", só posso dizer que para mim nunca ninguém deu corda, nunca compareci em nenhuma reunião e também nunca fui convidado para nada. Quanto ao Babi, se tivesse cometido uma lambança dessas eu iria criticar do mesmo jeito.

    Caro Leo, não estou dando dados para os inimigos, pois já denunciaram, portanto já sabiam de tudo e certamente conhecem a legislação. A função de um blog é opinar e ajudar não é fechando os olhos, mas sim alertando para que erros dessa natureza não se repitam. Também não estou tripudiando, apenas fazendo uma crítica forte, a altura do grave erro cometido, se é que foi cometido, como parece. E a minha postura é a mesma nesta ou na outra diretoria. Veja o que falei no caso das camisas trocadas contra o ABC. Não achei nada de normal. Olha o link: http://figueirenses.blogspot.com/2009/05/grande-vitoria-e-lambanca-em-natal.html

    ResponderExcluir
  9. bom, eu sou leigo..

    mas se foi dado o aviso para a fcf caso houvesse algum problema nao seria o caso de a mesma avisar que nao poderia ser escalado???

    se foi dado o alerta do retorno dele nao vejo motivos para esse escandalo todo pq a federacao estava ciente da situacao. nao sei ql a diferença de dar o alerta depois do emprestimo acabar oficialmente e antes. o problema é se nao ha registro desse aviso do figueira pra fcf do retorno do cara

    acho que nao vai dar em nada isso

    ResponderExcluir
  10. Luís, pode não dar em nada realmente, como falei, como pode dar. O problema é que está parecendo que não se deram conta e por isso não fizeram a rescisão ou não vetaram a escalação do atleta. O problema maior nem é a perda dos pontos, mas uma falha que não pode acontecer de maneira nenhuma, se é que realmente ocorreu. Um jogador do Figueirense jamais pode entrar em campo com risco de ser considerado irregular.
    E a responsabilidade é toda do clube. A FCF ou a CBF não tem como ficar conferindo jogador por jogador (o Figueirense tem mais de 100) se está regular ou não.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. olha campos

    se o procedimento na volta do emprestimo é avisar para a federacao, creio que nao havia motivos para nao escalar o edson galvao.

    nao me pareceu que nao se deram conta disso. isso nao ficou claro na entrevista. se nao fizeram e ele esta tentando disfarçar é outra historia, mas ae no caso a mentira nao so teria pernas curtas, como seria amputada mesmo, logo seria descoberto a burrice, entao seria mais logico entregar o jogo ne.

    acho que estao colocando muita lenha na fogueira com pouca informacao. nao da pra confiar muito no tjd-sc ne, ja que ate trechos de colunas do roberto alves sao usados la por aquele promotor que parece mais um miguel livramento da oab..

    acho que o teu post foi meio exagerado para uma informacao ainda muito leviana. ha uma polemica, mas nada concreto que realmente o figueira deixou de fazer o procedimento correto deixando o jogador irregular. um post mais informativo da polemica, da entrevista e do artigo eram suficientes.

    temos que cuidar para nao julgar precipitadamente. sei que nao és muito fã da nova diretoria, pelo menos ainda. mas precisamos julgar pelos fatos e nao pelas suposicoes!

    nao to querendo dar nenhuma licao de moral nao, so colocando o meu ponto de vista

    ResponderExcluir
  12. se ha um protocolo de que houve esse tal de aviso na fcf. nao ha motivos para isso tudo. nem mesmo para ir pra ter processo no tjd..

    tendo como provar que o aviso foi dado, acabou a historia.

    ResponderExcluir
  13. Bom, vamos tentar apasiguar, tenho certeza que todos aqui pulsa Sangue Alvinegro, percebe-se pelo calor da discursão isto é bom, todos querem Vitoria, Vitoria,
    1= Acho que os Blogs pode ser uma Ferramenta importante para a Diretoria do Figueira, basta reuni-los e chama-los para um trabalho conjunto e dirigido, se for para o Bem do FFC todos os Blogs vão.
    2= Sem Casar culpados acho que a Diretoria, Blogs e Torcedores Deveriam querer Ganhar esta Copa SC com Unhas e Dentes.
    a- Direito a participar da Copa do Brasil 2011.
    b- Motiva o Torcedor a Jogar junto ate mesmo a Serie B
    c- Quebra as vitorias do Acai, e mostra que existimos para a midia azulada
    d- maior numeros de jogos para o Torcedor podendo aumentar os associados.
    Alvinegros peço no lugar das criticas procurar soluções e sugestões, nossas brigas serão motivos de afastamento, e nossas Vitorias depende de somar-mos forças.

    ResponderExcluir
  14. Olá Luís,
    Na minha opinião, a regra, citada no post, é bem clara: o contrato com o Imbituba só encerraria no dia 15 e só no dia 16 o jogador estaria em condições, bastando uma simples comunicação à FCF. A outra hipótese seria a rescisão antecipada do contrato de empréstimo, assinada pelo jogador e pelo IMBITUBA. Não vejo como o Figueirense rescindir um contrato de empréstimo unilateralmente com uma simples comunicação à FCF. Se não é assim, o advogado deveria citar o regulamento, a regra ou até uma jurisprudência que amparava a escalação do jogador e acabar com todo esse quiprocó. Aliás, essa seria a única forma de livrar a cara do jurídico, porque a absolvição pelo TJD, quem sabe aplicando essa teoria da rescisão tácita, não significa nada, na minha visão.
    Se fosse na Série B seria perda de pontos com certeza, mas aqui o TJD provavelmente vai dar um jeitinho.
    Também deixei claro no post que não estou afirmando nada, apenas fazendo uma crítica forte com base no que foi divulgado, com base no que pesquisei no regulamento e nas declarações do advogado. E não acho que seja exagerada a minha crítica, pois seria uma falha gravíssima e seria necessário medidas drásticas na área jurídica para que erros como esse não se repetissem.
    Mas não sou e nem pretendo ser o dono da verdade.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores