domingo, 27 de junho de 2010

A Jabulani prova que a Fifa é uma vergonha


A Fifa, entidade máxima do esporte mais popular do Mundo, é uma vergonha. Parece piada, mas como todo mundo sabe, resolveu testar uma nova bola numa Copa do Mundo, o campeonato mais importante do futebol e de todos os esportes.

É inacreditável que a Fifa, em nome do marketing, em nome do dinheiro, tenha usado de cobaia os jogadores mais importantes do planeta e a própria Copa, para testar o elemento mais importante no esporte: a bola.

E é inacreditável principalmente pelas exigências que a Fifa faz aos países sede, que são obrigados a desembolsar bilhões de dólares para construir estádios espetaculares, com estacionamentos para milhares de carros e inúmeras outras condições, além de aeroportos luxuosos, rodovias, hotéis, ......... Já a bola, a estrela principal, pode ser uma de supermercado. Antes fosse.

É verdade que desde 1970 é lançada uma nova bola, mas jamais com uma mudança tão profunda. É como se fosse utilizada uma bola de outro esporte, como volei, tamanha a dificuldade que os atletas estão encontrando.

O objetivo externado do lançamento dessa bola "diferente" seria dificultar a vida dos goleiros, mas, na prática, como é óbvio, dificulta também a vida dos craques, que não conseguem colocá-la onde desejam, já que ela muda de rumo, principalmente nos chutes de longa distância, como nas faltas fora da área.

A Fifa, com a sua bola, conseguiu diminuir a diferença entre os craques e os pernas-de-pau, já que agora, com a jabulani, os chutes, tanto destes como daqueles, podem ir para qualquer lugar imprevisto.

É um crime contra o futebol, decorrente do mercantilismo reinante na Fifa.

Mas é preciso reconhecer que a jabulani foi um tiro no pé, da Adidas e da Fifa, e essa bola murcha, após o fiasco da Copa, certamente nem em supermercado será encontrada.


3 comentários:

  1. Espero que na Copa de 2014, a Fifa coloque a cabeça do Ricardo teixeira em campo para os Jogadores Chutarem e testar.

    ResponderExcluir
  2. Posso estar enganado mas essa bola foi usada no campeonato alemão, como ela é da adidas muitos outros campeonatos não estavam utilizando ela, mas ela estava ai para quem quisesse utilizar.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores