sexta-feira, 2 de julho de 2010

A culpa não é do Dunga

Quando o Dunga foi escolhido como treinador da Seleção Brasileira de Futebol eu não gostei, mas ele me surpreendeu, montando um excelente time com uma das piores safras de bons jogadores da nossa história.

Digo uma das piores safras excluindo os cachaceiros, porque esses não contam, desses o Brasil não podia esperar nada.

Os melhores jogadores que Dunga pôde contar infelizmente estavam no setor defensivo (Júlio César, Juan e Lúcio) e faltaram craques lá na frente, para definir, pois Kaká está visivelmente fora de forma, Robinho parece um peladeiro e Luiz Fabiano não tem pedigree do centroavante que resolve.

É claro que Dunga tem a sua parcela de culpa, principalmente por não ter arriscado um pouco e levado Neymar e Ganso, mas até aí o assunto é polêmico, já que não pôde testá-los com a amarelinha.

E porque um time bom foi eliminado nas oitavas de final pela Holanda, por 2 a 1? Porque embora a Holanda seja inferior ao Brasil se trata de um mata-mata, onde tudo pode acontecer em 90 minutos, como uma falha do goleiro, uma falha de marcação e tudo vai para o espaço.

O Brasil fez um primeiro tempo primoroso, dominando completamente a partida, criando ótimas oportunidades, não dando chances ao adversário e se manteve assim até a falha terrível do melhor goleiro do mundo, quando o time se perdeu, desmoronou, levou o segundo, teve o desequilibrado Felipe Melo expulso e a vaca foi para o brejo. Tudo começou bem e não podia ter terminado pior.

A Holanda não fez quase nada no jogo, mas marcou dois gols em bolas paradas, e venceu, mandou o Brasil para casa. Coisas do futebol.

Agora, se tem alguém que nunca mais pode vestir a camisa da seleção é o tal de Felipe Melo. É inadmissível um jogador que veste a camisa da seleção numa Copa do Mundo ter esse comportamento. Sem falar que já havia tido comportamento semelhante contra Portugal e só não foi expulso porque foi sacado a tempo. Parecia que estava disputando uma pelada na rua do bairro. Pior que eu cantei a bola três minutos antes da expulsão. Pior ainda: um colega de trabalho me falou antes do jogo que o seu maior medo era o desequilíbrio do tal Felipe Melo e do Luiz Fabiano.

Mas é isso. Acho que com o material humano que o Dunga dispunha conseguiu montar um belo time, o mais consistente, equilibrado, que poderia sim ser campeão, e certamente seria num campeonato de pontos corridos, mas num campeonato de mata-mata pode ser eliminado num dia infeliz, como ocorreu.

Dunga pegou um limão e chegou muito perto de fazer uma limonada. Fica para 2014, com Felipão no comando.


4 comentários:

  1. Boa, cara.
    Um dos únicos comentários lúcidos que vejo.

    Parabéns, mesmo.

    Porque agora a modinha é xingar o Dunga, mesmo sem fundamento.

    ResponderExcluir
  2. o Dunga devia ter levado Neymar, Ganso e etc. Ia perde tbm, mais ai não ficariam colocando a culpa nele, culpa é do Felipe Melo, projeto de jogador, que cara ruim, meu deus

    ResponderExcluir
  3. falasse tudo.
    tambem acho que ele levou o que tinha de melhor pra Copa.
    e acho que a tendencia é ficar cada vez mais dificil do Brasil ganhar Copas, pois é um país em que os clubes de futebol sao administrados por ladrões safados ou amadores que impedem o crescimento do nosso futebol. alguem me explica como que flamengo e vasco nao ganham nada? dois times que são patrocinados pelo Brasil inteiro, ganham estádios de graça etc..
    paises como espanha, alemanha, inglaterra, italia(ta meio que em decadencia tbm) sempre serao potencias, pois sabem explorar ao maximo seu potencial.

    ResponderExcluir
  4. Mo quirido, se estais colocando a culpa no Felipe Melo, o Dunga tem maior parecela de culpa por te-lo convocado.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores