quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Patrocínio eleitoral?


Alguém tem alguma dúvida de que o contrato de patrocínio da Eletrosul com a dupla da Capital tem caráter eleitoreiro? Pelo menos eu não.

E o que me leva a ter essa certeza? São vários os fatores: o momento em que foi celebrado (véspera da eleição); a apresentação da candidata Ideli como "mãe da criança"; a inabitualidade de gastos da Eletrosul com publicidade (alguém já viu um comercial da Eletrosul na TV? E precisa?); entre outros.

Eu, sinceramente, até defendo investimentos públicos no futebol e entendo que o Governo do Estado e a Prefeitura de Florianópolis têm até a obrigação de gastar parte de sua verba de publicidade (campanhas contra sonegação, conscientização no trânsito, vacinação, etc.) com os clubes como forma de recompensá-los pelos reflexos que proporcionam na economia local durante todo o ano (alguém já pensou na quantidade de pessoas envolvidas numa partida de futebol: torcida adversária, pessoal da imprensa, atletas, arbitragem e outros profissionais, todos consumindo produtos e serviços locais?).

Investem milhões em eventos de um final de semana, como a brincadeirinha do kart do Massa/Schumacher e o Ironman, com o objetivo de divulgar o Estado e a Cidade e trazer turistas, não seria mais interessante investir no futebol, até para que os clubes locais pudessem continuar competindo em alto nível, já que o retorno ocorre o ano todo? Sem contar as árvores de natal, os shows de Bocelli ..., cujo objetivo alegado também seria atrair turistas.

No caso da Eletrosul, não vejo essas justificativas, esses interesses para amparar o patrocínio. Penso, porém, que os clubes, Avaí e Figueirense, não têm nada a ver com isso e, não havendo nenhum impedimento legal, não poderiam perder uma ótima oportunidade de contar com esses recursos para reforçar seus caixas, suas estruturas.

6 comentários:

  1. Angela Maria20/08/2010, 10:03

    Disseste tudo.Futebol é paixão, ñ pode-se misturar com política.Ver aquelas "figuras"fazendo média na feijoada do figueira, foi demais pro meu estomago.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. O Figueirense vai receber cerca de 250 MIL reais por mes e vc ainda me questiona o patrocínio? Parabéns a Eletrobrás que teve essa iniciativa de apoiar o futebol de SC! ! !

    ResponderExcluir
  3. Pessoal,

    A política faz parte das nossas vidas, é dever de cada cidadão participar e entender pelo menos um pouco de política, sem este entendimento só ficamos reclamando e não mudaremos nada. Cabe a cada um identificar o certo e o errado, muitas vezes reclamamos que os políticos são corruptos porém na primeira chance que temos levar vantagem estamos lá, então temos que começar a mudar isso a partir do eu próprio.

    ResponderExcluir
  4. Jonnny: "...Avaí e Figueirense, não têm nada a ver com isso e, não havendo nenhum impedimento legal, não poderiam perder uma ótima oportunidade de contar com esses recursos para reforçar seus caixas, suas estruturas."

    ResponderExcluir
  5. tb sou contra a eletrosul por dinheiro nos clubes..

    ainda mais a prefeitura. o fato de os clubes movimentarem economia nao tem absolutamente nada a ver. entao a prefeitura deveria fazer o mesmo para todos no comercio, para os shoppings etc

    acho que nao é por ae

    alias acho o cumulo o avai reformar o estadio inteiro com dinheiro do governo, enquanto o augusto bauer esta caindo aos pedaços. o mesmo para as verbas destinadas ao figueirense para reforma no CT

    ResponderExcluir
  6. Luis, simplesmente "dar dinheiro" aos clubes, como ocorria no passado, também não concordo, mas gastar parte das verbas que gasta com publicidade com a RBS e outras emissoras com os clubes, não vejo problema, muito pelo contrário. Não seria doação, mas uma contraprestação por serviço prestado.
    Também acho que há uma enorme diferença entre os clubes de futebol e um shopping, hotéis ou comércio em geral, pois nestes se um quebra já aparece outro no dia seguinte para ocupar o lugar. Esses empreendimentos em si não atraem nenhum turista, não divulgam a cidade. Já os clubes, com seus eventos, tudo isso ocorre.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores