Foto Clicrbs
O fator que considero mais importante no desempenho de um clube num campeonato é, sem dúvida, o saldo de gols.
Ao contrário do que muita gente pensa, o saldo de gols não é importante apenas como critério de desempate. É um forte indicador do equilíbrio e consistência de um time.
Para se ter uma ideia da importância desse fator, todos os 12 primeiros colocados na Série B deste ano têm saldo positivo, com exceção do Náutico, com saldo zero. Já todos os oito últimos possuem saldo negativo. E essa é a regra todos os anos.
Analisando os campeonatos da Série B na era dos pontos corridos, ou seja, desde 2006, pode-se notar que a equipe com melhor saldo foi campeão em todos os anos, exceto em 2007, que chegou em segundo.
E ainda: em 2007, os quatro com melhores saldos subiram; em 2006, 2008 e 2009, dos quatro com melhores saldos, apenas um não subiu.
Já ter o melhor ataque não é tão determinante. Apenas em 2008 o campeão possuía o melhor ataque. Em 2006 o time com melhor ataque ficou em quinto, em 2007 e 2009 ficou em quarto.
Dito isso, concluo que ter o melhor ataque, como temos, é bom, mas ter o melhor saldo, que o Figueira também possui, é fundamental. É só manter o ritmo.
belíssima análise!
ResponderExcluirAssino embaixo
ResponderExcluir