domingo, 12 de setembro de 2010

Portuguesa 1 X 0 Figueirense: não jogou mal

O Figueirense perdeu para a Portuguesa por 1 a 0, na tarde deste sábado, no Canindé, mas não acho que tenha jogado mal, não acho que tenha apresentado um "futebol burocrático", como disse o pessoal da CBN, não acho que precise mudar o time, como muita gente está dizendo.

A Lusa marcou seu gol logo no começo do jogo e não jogou mais, ficou só se defendendo, como se fosse um time pequeno diante de um time grande, e dificultou muito para o Figueira, que martelou, martelou, mas não conseguiu furar a retranca adversária.

O Figueirense levou o gol mas não se abalou. Continuou tocando a bola, como sempre faz, e esperando o melhor momento para criar as jogadas ofensivas, criar as chances de gol.

E conseguiu criar boas oportunidades, uma no primeiro tempo, com William, que fez grande jogada, ficou na cara do goleiro e deu um chute potente, só que quase no meio do gol. Se fosse em outros momentos, William teria tirado do goleiro, com tranquilidade, mas o jejum de gols, as sequentes bolas na trave, parecem que tiraram um pouco da sua segurança nas conclusões.

No segundo tempo teve mais duas chances reais, sendo a primeira, a maior de todas no jogo, com Jorge Carvalho, que perdeu embaixo da trave, já com o goleiro batido, mas este conseguiu se recuperar diante do totozinho do zagueiro. A segunda foi com o atacante Reinaldo, após cruzamento de Helder, mas foi bem mais difícil. Reinaldo teve que se jogar de carrinho para alcançar a bola e esta ainda quicou momentos antes do atacante alcançá-la, tornando difícil a conclusão. Foi uma chance, mas não essa barbada que todo mundo está falando.

O único senão na atuação do Figueirense, foi quanto ao último passe ou o último cruzamento. O Figueirense chegou dezenas de vezes pela ponta, mas o cruzamento era feito de qualquer forma. Principalmente com o Lucas, que não jogou mal, mas talvez pela falta de ritmo de jogo cruzava de qualquer forma e de qualquer lugar. Não partia para cima do lateral, como de costume, para chegar à linha de fundo. A bola era lançada na área e não dava em nada, já que Reinaldo estava sempre no meio de três zagueiros. Outros jogadores que chegaram na ponta também procediam do mesmo jeito. É preferível cruzar apenas metade das vezes, mas da linha de fundo, pois sempre leva mais perigo.

Não deu para vencer a Lusa, mas sem dramas, sem mudanças drásticas, ou melhor, sem mudanças. Eu não mexeria no time, nem mesmo na mutisugerida saída de Coutinho e deslocamento de Juninho para o meio campo. Continuaria deixando essa opção para o segundo tempo, se as coisas não estiverem dando certo.

Agora é encarar o América-MG, outra partida complicada, em que o Figueirense precisa vencer para se distanciar do adversário, forte concorrente ao acesso.

* Nos últimos 5 jogos o Figueirense conquistou 8 pontos, com aproveitamento de 53,33%.

* No campeonato, são 39 pontos, com aproveitamento de 61,90%.

* O Avaí precisa de 7 vitórias em 17 jogos para escapar do rebaixamento, enquanto o Figueirense necessita de 8 e mais um empate (nos meus cálculos) no mesmo número de partidas para conquistar o acesso. Qual a missão mais difícil?

* Nicássio corre sério risco de jogar apenas uma partida pelo Fortaleza, já que o time tem tudo para ser desclassificado na Série C, no próximo final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores