quarta-feira, 18 de maio de 2011

O índice de acertos nas contratações do Figueirense preocupa

Um amigo meu repete com frequência que a pessoa mais importante numa equipe de futebol é a responsável pelas contratações de atletas e comissão técnica.

Talvez seja um exagero do meu amigo, pois para que um clube obtenha sucesso depende de profissionais competentes em todos os setores, ou seja, de uma boa administração, mas, sem dúvida, é fundamental que saiba contratar, principalmente para os de menor porte, com recursos financeiros escassos, como é o caso do Figueirense.


Em sua época áurea, o Figueirense, mesmo com orçamento muito inferior aos grandes clubes, obteve sucesso porque sempre soube garimpar jogadores com maestria, obviamente também errando, mas acertando mais.

Na atual gestão, o índice de acertos nas contratações é assustadoramente baixo. Neste ano, foram contratados quase duas dezenas de atletas e, a rigor, ninguém emplacou. Quem mais se aproximou da aprovação, na minha opinião, foi o paraguaio Pitoni, que a meu ver é um jogador bem mais ou menos, tanto ofensiva quanto defensivamente.

Contratar jogador não é nada simples, muito pelo contrário. É tão complicado que, com frequência, atletas com passagens brilhantes se transformam em fiasco no retorno aos mesmos clubes.É tão complexo que, além do aspecto técnico, das necessidades da equipe, da adaptação às questões financeiras, é levado em conta (ou deveria) o comportamento do atleta fora do campo. Mesmo assim é inadmissível esse nível de acertos (ou de erros).

E os erros se repetem tanto em relação aos jogadores vinculados  quanto aos não vinculados ao Eduardo Uram.

Em relação aos jogadores da parceria com a Brazil Soccer, imagino que não é o Eduardo Uram que define quais atletas serão contratados. Acredito que ele apresente uma lista com atletas disponíveis e "a pessoa responsável pelas contratações" analisa as opções e dá seu veredito. Com esse nível de acertos, talvez seja mais recomendado fazer um sorteio ou contratar com base na ordem alfabética.

Há rumores de que grande parte dos atletas contratados neste ano, algo em torno de dez ou doze, sejam dispensados agora. Talvez o mais indicado fosse dispensar quem os contratou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores