segunda-feira, 11 de julho de 2011

Figueirense queimando gordura e Jorginho queimando fichas com a torcida


O empate diante do Ceará não foi nenhuma tragédia. O adversário é um bom time e o Figueirense, é óbvio,  não iria continuar ganhando todas em casa.

Mas Jorginho, nosso técnico, contribuiu bastante para o insucesso do Figueira neste domingo, ao insistir em escalar Rhayner como meia atacante, situação já testada sem êxito e reprovada, previa e posteriormente, pela torcida.

E isso com dois jogadores no banco, Fernandes e Pitoni, com boas e vitoriosas atuações nessa posição.

Essa não foi a única invenção sua: a troca de Édson Silva por Róger Carvalho, em Curitiba, por exemplo, foi desastrosa. Era só esperar o terceiro amarelo de um dos zagueiros titulares para testar essa opção.

De invenção em invenção, Jorginho vem queimando suas fichas, seu crédito, com a torcida, que o rejeitou inicialmente, depois o aceitou e agora questiona suas decisões. E o Figueira queimando rapidamente uma barriguinha acumulada.

É óbvio que o time não pode ser escalado pela torcida, como acontecia com PC Gusmão. O treinador precisa ter suas convicções, mas recuar diante do insucesso, como fazia com precisão Márcio Goiano. Persistir com suas posições quando na prática se mostram claramente equivocadas, é burrice.

Nos treinamentos, o time pode funcionar bem melhor com Rhayner do que com Fernandes ou Pitoni, mas nos jogos, onde interessa, claramente não deu certo.

Depois, no futebol, o fator psicológico é fundamental, talvez até mais do que a técnica e a tática.

Jorginho, parece que não sabe disso e toma/mantém decisões que fazem com que a torcida não jogue junto com o time, criando um clima desfavorável inclusive para ele próprio.

Jorginho pegou um time montado e teve o mérito de conseguir até acertar alguns detalhes nesse início de Série A. Mas, com suas "convicções", começa a cavar a própria cova.

3 comentários:

  1. O objetivo do Jorginho é apenas manter o Figueirense na série A e mais nada . Isso está bem claro . Para ele , isso já está ótimo para um time como o Figueirense .
    Ano passado no início do Campeonato da Série B ninguém acreditava no nosso acesso . Apenas uma pessoa acreditou . Fez de um sonho , uma realidade : Márcio Goiano .
    Deve ter alguém muito influente mesmo dentro do Figueirense que mantém esse técnico .
    Pena . Todos saem perdendo . Mas quem será o mais prejudicado , será o nosso time , nosso Furacão .
    Eu particularmente , não sou fã do Adilson , mas já que queriam tirar o Goiano , porque então não o procuraram ???? Sei que a torcida gosta dele e a aceitação da troca seria bem mais fácil .
    Tá faltando humildade da nossa Diretoria !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ingrid,
    Fui contra a saída do Goiano, mas acho que não é hora de trocar de técnico. É muito arriscado. Depois, a campanha ainda é boa.
    Também acho que está correto o modo como a direção e o treinador estão tratando os objetivos nesta Série A. Tem que ser com os pés no chão mesmo: 1º garantir a permanência e depois, se der, pensar em algo mais.
    Pra pensar em título, Libertadores, o Figueirense tem que crescer mais, principalmente na questão financeira.
    É só olhar a tabela: todos os times que não estão no clube dos 13 estão na parte de baixo da tabela, brigando contra a zona da degola, com exceção do Figueirense.
    Já dos integrantes do G13, o único que está lá em baixo é o Atlético-PR.
    É uma questão de orçamento e a exceção fica por conta de incompetência de um lado (do G13) e competência do outro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Sou Torcedor alvinegro, conheço Fernandes, sei que foi e é muito importante para o time, mais acho que estamos procurando cabelo em ovo, o FFC esta bem no campeonato, mais uns acertos, em duas posições e melhorarar, mais acho muita incopreenssão de nós torcedores, com Jorginho não sou seu procurador nem advogado, porem estamos bem na Serie A, acho que estamos querendo uma crise para termos motivos de criticar, Fernandes esta bem no grupo tem entrado e jogado as vezes bem e até mau mais esta no grupo, e com contrato, temos que esquecer as picuinhas e torcer, a Instituição FFC precisa de nós; Sabemos que a Grande Midia da Capital é haveanus e para eles quanto mais briga no Figueira melhor para eles, abram o olho

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores