quinta-feira, 11 de junho de 2009

Blogs avaianos são mais solidários

Andei fuçando na Internet e constatei que existem muito mais blogs que falam do Avaí que do Figueirense. Conheço 13 sobre o Figueirense e numa pesquisa rápida achei mais de 30 sobre o rival.
Depois fiz uma pesquisa só para constatar o que já sabia. No "pesquisar blogs", do Google digitei Avaí e Figueirense e na primeira página com 100 resultados a maioria absoluta de blogs que aparece são avaianos.
E como se explica isso? Penso que o principal fator é a falta de solidariedade entre os blogs alvinegros, ou melhor, a falta de divulgação recíproca entre os blogs.
Nos blogs avaianos a regra é citar o maior número possível de outros blogs avaianos, o que forma uma corrente de divulgação poderosa. Nos blogs alvinegros isso é uma exceção, o que só acontece no Blog do Tainha e principalmente no Gigante Alvinegro, curiosamente os mais populares. A maioria cita apenas os preferidos, geralmente 3 ou 4.
Essa falta de divulgação recíproca acaba ocasionando os fatores citados nos dois primeiros parágrafos, já que a falta de leitores no blog leva a elevada desistência dos blogueiros alvinegros iniciantes. Apenas os mais persistentes continuam. Já o mau posicionamento no Google, ou a supremacia dos blogs avaianos, que também influi nas visitas aos blogs, acontece porque os blogs avaianos, na média, possuem PageRank superior (PageRank é o ranqueamento feito pelo Google da importância dos blogs e sites, que leva em conta principalmente os links externos que apontam para aquele blog/site, numa escala de 0 a 10), sendo que na minha verificação, dos 13 alvinegros 02 possuem PageRank 0 e dos 30 avaianos nenhum possui PageRank inferior a 2.
Acho que ninguém precisa sugerir, indicar, elogiar nenhum blog alvinegro. Mas colocar uma lista tipo "Blogs alvinegros" ou coisa assim, com todos os blogs sobre o Figueira, com pelo menos o título e a data da última postagem, penso que seria importante para todo mundo, até para aqueles já consolidados, mas principalmente para a elevação do nível dos blogs alvinegros.
Quando criei o blog também coloquei uma lista "Blogs preferidos", mas logo a seguir copiei a ideia do blog "Gigante Alvinegro", que é o melhor e mais popular blog alvinegro, e mudei para "As últimas dos blogs alvinegros", incluindo todos os blogs que conheço. Nessa lista tem blog de todo tipo. Tem o mais popular, tem aquele que parece que o cara tá gritando no alambrado, tem o intelectual, etc. Tem os que gosto e os que não gosto. Mas gosto não se discute e o importante é a diversidade. Além disso tem o título e a data da postagem e o leitor do meu blog não vai perder tempo em blogs desatualizados. Acho que enriqueci o blog com essa opção e estou contribuindo, embora modestamente, com a blogosfera alvinegra. E isto me basta.


13 comentários:

  1. Falou e disse!

    Nossa torcida ta assim há dez anos...coincidência de data?

    Será?

    abs

    ResponderExcluir
  2. Rafael Petry12/06/2009, 10:21

    Campos, ótimo post, tenho blog e já adcionei todos os que conheço! Temos que nos apoiar!

    http://maquina-alvinegra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Otima dica, mais se retornrmos a elite isto muda principalmente se o rival descer ladeira abaixo.

    ResponderExcluir
  4. Eu quero é tim, e não blogs!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rafael, obrigado e só temos a ganhar com a união de forças e também facilita quem gosta de "pular" de blog em blog alvinegro. Mas é uma questão pessoal de cada um e respeito quem pensa diferente.
    Jb,você era o único que persistentemente visitava o blog no início e em muitos dias o único visitante, e talvez por isso não tenha também desistido, pois é triste escrever e ninguém ler. Agora já estou feliz com 20/30 visitas diárias. Tá excelente.
    Anônimo, também quero time. Todos queremos time. Mas os blogs não fazem mal a ninguém. Fazem até bem a quem gosta, de escrever ou ler. E também não impedem que o Figueira forme um grande time. Pode até ajudar, pois é uma nova ferramenta que pode ser usada para pressionar a Diretoria com esse fim, não só com as manifestações dos editores dos blogs como seus leitores.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. Mandou muito bem na sua análise, Campos. Perdemos não só com links no google, mas também na mobilização da torcida em favor do Figueira. É natural lideranças se estabelecerem, mas a solidariedade entre os torcedores não pode ser sacrificada por conta disso.

    Vou repensar até mesmo na minha postura (Meu Figueira) quanto ao assunto. Penso que tenho deixado a desejar nesse aspecto.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Valeu Rafael. Tudo isso é muito novo e a gente só tem a evoluir e aprender uns com os outros.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo post. Realmente podemos ajudar mais os blogs iniciantes, principalmente os de qualidade como o seu.

    Abraço,

    Eduardo
    Blog Gigante Alvinegro

    ResponderExcluir
  9. Meu caro,

    Excelente post, pertinente mesmo, pois hoje principalmente o que leva os blogs a crescer são as indicações mútuas. Acredito que em tudo tais certo, acho somente que para os novos venhamos a demorar um pouco mais para linkar, nisso eu me incluo, pois quero ver se a pessoa fica. Depois, e mais importante, é linkar postagens interessantes, criativas, e principalmente, originais, que é nisso que o blog se difer. Mas ótima reflexão, sou do mesmo pensamento. Com toda certeza, um texto que merece ser linkado, heheheh

    Grande abraço do Tainha

    ResponderExcluir
  10. Olá Eduardo, obrigado pelas palavras.
    Tainha, o teu blog foi o primeiro que conheci sobre o Figueira, ou melhor, foi o primeiro blog que conheci. Antes nem sabia da existência dos blogs. E só conheci o teu porque apareceu numa pesquisa do Google, já que é o melhor posicionado nos índices de pesquisa. Só a partir do teu conheci outros blogs alvinegros e passei a acompanhar essa nova e interessante ferramenta. Até por isso sei da importância das indicações mútuas.
    Também concordo com a sua postura quanto à indicação de blogs, pois fica complicado indicar um blog que surgiu a um mês ou dois sem saber se no mês seguinte o cara vai continuar atualizando. Poderia fazer com que o teu leitor perdesse tempo com blogs desativados, já que não dá para ficar toda hora verificando isso (se está ativo).
    Para quem utiliza a plataforma Blogger, como este blog e 90% dos blogs alvinegros, penso que isso não é problema, pois colocando a lista de últimas postagens de cada blog quem não atualizar vai lá para o final e se permanecer muito tempo sem postar é só excluir.
    Além disso aparece o assunto da postagem e a data.
    Como no teu caso isso não é possível, realmente fica complicado indicar blogs não consolidados.
    Mesmo assim, como mencionei na postagem, você é um dos que mais indica blogs alvinegros. Parabéns.
    Fico feliz que a minha postagem tenha servido pelo menos para reflexão dos blogueiros alvinegros e até para ação de vários.
    Penso que o caminho é esse.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Campos, muito bom o post e pode ter certeza que ajudará no futuro e proliferação dos blogs alvinegros.

    Gerou uma reflexão entre os blogueiros e será muito benéfico.

    Sempre passo pelo seu blog, assim como por todos os blogs alvinegros que existem e que consigo achar. Uma hora ou outra eu descubro um novo e logo adiciono à lista de Blogs alvinegros e, como falasse, não há problema no nosso caso para com blogs que parem de atualizar, pois desta maneira os mesmo não aparecerão na lista.
    Além disto, esse artifício ainda valoriza e dá maior divulgação a quem mais atualiza, ou seja, quem mais merece.

    A única coisa que penso que os blogs novos podem fazer é se apresentarem aos blogs que já estão em atividade por algum tempo. Pois vários, pelo menos eu, apenas descubrem a existência na sorte e fica difícil. Falta um pouquinho de cara de pau que no caso eu tive ao criar o meu faz um tempo já hehe.

    Grande abraço e continua firme que teu blog está show de bola. Sempre acompanho.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Valeu Matheus, obrigado pela visita. Támbém sempre visito o seu. Realmente, gostaria de ter um pouco de cara de pau, às vezes. Mas não pedi indicação, além da falta de cara de pau, também porque não sabia se não era fogo de palha e deixei a coisa acontecendo naturalmente. Acho que foi melhor assim.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores