sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Scarpelli: o anti caldeirão

Roberto Fernandes falou, em entrevista a uma rádio após o jogo em que o Figueirense venceu o ABC por 1 a 0, que jamais treinou um time com tamanha pressão contrária em seu próprio estádio como atualmente no Figueirense e realmente deve estar falando a verdade. Esse clima negativo presente no nosso estádio atualmente deve ser imbatível. Virou o caldeirão do inferno. O terror de nossos próprios jogadores.
Esse clima negativo obviamente reflete em campo e afeta até craques consagrados, de seleção. Lembro-me da Copa América de 1989, com craques como Romário e Bebeto, em que a torcida vaiava o tempo todo a Seleção nos jogos em Salvador - BA. Parecia um bando de pernas de pau. Não acertavam um passe. A CBF mudou às pressas os jogos da Seleção para outras cidades e o time voltou a jogar um grande futebol e foi campeão com sobra.
Se esse abalo emocional acontece até com os maiores craques, imaginem com um elenco de série B, com diversos e importantes desfalques? E o resultado é a pontuação de time que vai subir jogando fora de casa e de time que vai permanecer na B jogando em casa.
O problema é que não se pode nem ao menos atribuir ao RF esse pífio desempenho em casa, pois também no ano passado, com outro elenco e com outros treinadores, tivemos um ótimo desempenho fora de casa, entre os 10 melhores, mas péssimo jogando no Scarpelli, se não me engano o pior entre todos os clubes.
Continuo achando que com mais quatro boas contratações (lateral, meia atacante, atacante e goleiro reserva) teremos plantel para subir, desde que o fator casa volte a fazer a diferença, coisa que não acontece nos últimos dois anos. Com esse anti caldeirão, mesmo suprindo as carências do elenco, teremos que fazer como a torcida do rival em 2007, que comemorou a permanência na B.
Não quero que entendam como uma crítica à torcida. Cada um paga o seu ingresso e faz o que quiser. Quis apenas fazer uma constatação e propor uma reflexão: se for para vaiar, xingar, reclamar, chiar, enfim, qualquer gesto durante a partida que contribua para esse clima desfavorável, não é melhor ficar em casa? Se comparecer no estádio, não é melhor guardar todas as energias para uma sonora vaia após o apito final?

4 comentários:

  1. Complicado, estou chegndo a conclusão que vai ser muito dificil, a torcida não pega no pe do Juiz que fazem coisas ridicula, não pega no pe do time adversario, mais para encher o saco do time é terrivel, volto a repetir a Diretoria tem que fazer um fato novo, e trazer a torcida para o lado do time.

    ResponderExcluir
  2. Concordo. A torcida até tem motivos para vaiar/xingar o time. Mas isso não vai ajudar nada. Pelo contrário. Vai afundar cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. O Figueira ganhou apertado, mas o importante são os três pontos.

    ResponderExcluir
  4. Caramba, estou vendo a noticia que o Sr R Fernandes, Saiu , sai , sai INHACA, Sai INHACA

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores