sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Datafolha faz mais uma pesquisa mal feita sobre futebol

O Datafolha é um instituto de pesquisas bastante respeitado no Brasil, principalmente em pesquisas eleitorais, mas quando o assunto é futebol só faz trapalhadas. Está se especializando em pesquisas mal feitas. Certa vez fez uma pesquisa para medir o tamanho das torcidas e entrevistou apenas pessoas residentes nas capitais e estendeu o percentual para o interior dos estados. Por exemplo: se em Florianópolis a pesquisa aponta 20% de alvinegros e 15% de avaianos, estende esse percentual para o interior. Dá para presumir as distorções.

Agora veio com uma pesquisa que aponta o número de visitantes nos site oficiais, divulgado no site Futebol Interior e repercutido no blog do Castiel e em blogs avaianos.

Pergunto: pesquisa para medir tráfego num site? Fala sério! Se há uma entidade respeitada no mundo inteiro, especializada na medição do tráfego dos sites, qual a utilidade de uma pesquisa?

A entidade que me refiro é a Alexa (clique aqui para entrar no site e clique aqui para ver o que o Wikipédia diz sobre o Alexa), que além do ranking de visitação dos sites possui outras ferramentas interessantes.

No ranking do Alexa, o site do Figueirense realmente aparece atrás do site do rival. É o 6.708º (clique aqui para conferir) mais visitado do Brasil e o do Avaí é o 5.887º, certamente fruto da maior visibilidade deste na Série A, até porque os torcedores adversários deles, maiores torcidas do Brasil, também visitam o site para obter informação. Tanto é esse o motivo que no ano passado fiz o teste no Alexa e o site do Figueirense aparecia mais de mil posições na frente do site do rival. Portanto, ter um site mais visitado não quer dizer muita coisa. E pela diferença no ranking de visitação dos dois sites dá para concluir que a diferença apontada pelo Datafolha é irreal.

Acho o site do Figueirense interessante, mas tem um defeito grave: é muito lento. É um parto para abrir a página inicial. Para quem não possui banda larga, e a maioria dos internautas ainda usa Internet discada, é quase impossível abrir a página inicial. O próprio Alexa dá esse diagnóstico, que traduzi no tradutor do Google:"Tempo médio de carga para Figueirense.com.br: Muito lenta (5,832 segundos), 90% dos sites são mais rápidos."

Segue abaixo a lista da pesquisa do Datafolha e, em vermelho, o resultado do ranking de tráfego no Brasil medido pelo Alexa, dos 10 primeiros, além de Figueirense e Avaí. Só fecha até o terceiro.



Corinthians 290 mil /324º
Palmeiras 220 mil / 476º
Internacional 160 mil / 845º
Flamengo 150 mil / 1.909º
Vasco 110 mil /1.986
Cruzeiro 93 mil /1.291º
São Paulo 93 mil - 3.479º
Grêmio 90 mil /1.535º
Fluminense 63 mil /2.189º
Atlético-MG 62 mil /2.097º
Bahia 39 mil
Atlético-PR 39 mil
Santa Cruz 33 mil
Coritiba 32 mil
Vitória 27 mil
Sport 25 mil
Goiás 22 mil
Avaí 22 mil /5.887º
Botafogo 17 mil
Fortaleza 15 mil
Ceará 14 mil
Figueirense 14 mil /6.708º
Náutico 13 mil
Barueri 11 mil
Paraná Clube 10 mil
Ponte Preta 9,5 mil
Guarani 8 mil
Juventude 6,5 mil
Santo André 5 mil

3 comentários:

  1. Voce pode informar quem encomendou tal pesquisa, as pesquisas funcionan mais ou menos com o interesse de quwem encomenda,
    se eu for candidado a Governandor do Estado, farei a pesquisa, porem o rewsultado serão um pouco distorcido para que eu me beneficie desta pesquisa e melhore. ex:
    com o resultado analiso vejo o real, mais informo um crescimento e uma aceitação melhor com isto os marias vão com as outras mudam seu votos e estimulo os indecisos.

    ResponderExcluir
  2. Não sei te informar quem encomendou a tal pesquisa.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente quem encomendou a pesquisa foi a globo, poderia ser melhor para o nosso time se mostrasse dados realmente plausiveis e nao soh entrada no site oficial. Mas q o nosso site esta uma vergonha ninguem pode negar!

    Vamos diretoria e administradores, alem de time forte queremos representacao forte!!!

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores