sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Figueira não aceitou entregar a alma ao Diabo


Tem aquela história do sujeito que, para se dar bem na vida, teve que entregar a alma para o Diabo. Pela reação de parte da torcida e dos Conselheiros à proposta apresentada pela Figueirense Participações, dá a impressão que, no fundo, a aceitação das novas cláusulas contratuais significaria algo parecido.

Pelo que conheço da proposta, realmente não havia como aprovar as alterações contratuais na forma em que foram apresentadas. Há praticamente uma unanimidade na torcida quanto a isso. Torço, no entanto, que se chegue a um acordo, a um denominador comum, para a permanência da FPSA na administração do Figueirense.

Sinto, porém, que ficou bem difícil de ser apresentada uma contraproposta que possa ser aceita pela FPSA, em razão da forte rejeição pelo Conselho, pelo que se tem notícia, às principais mudanças reivindicadas. A não ser que a FPSA tenha blefado quando disse que, ou o Conselho aprovaria as mudanças ou ela cairia fora.

Aliás, se estava falando sério, penso que a FPSA teve um erro de avaliação, pois era evidente que tais propostas não seriam aprovadas e seria pura perda de tempo apresentá-las. A única possibilidade de aprová-las seria se, daqui uns três ou quatro anos, o Figueirense, sob administração própria, virasse um Joinville da vida (deixa eu bater na madeira).

Quanto ao futuro do Figueirense no curto prazo, o vejo com pessimismo, pois tudo indica que vai ficar toda essa incerteza quanto à questão administrativa pelo menos até os primeiros meses de 2010. Como montar um time competitivo para o Campeonato Estadual nessa situação? Para piorar, pelo que me lembro (se alguém puder confirmar), termina no final do ano o patrocínio da Taschibra, o que significa diminuição de receitas, já que esse contrato havia sido firmado com valores de Série A. E, no caso de rompimento com a FPSA, como fica a situação de jogadores importantes que pertencem às empresas parceiras (Brazil Soccer e Bis), como Wilson, João Filipe, R. Carvalho, etc.? Ao contrário do Ney Pacheco, acho que ainda estamos com a faca no pescoço.

Já no longo prazo, o meu otimismo dependerá de um acerto ou não com a FPSA. Se não houver um acordo, o que repito, considero provável, e o clube voltar a ter administração própria, acho que o Figueirense muda de patamar e dificilmente vai manter o porte de time de Série A.

Penso isso porque o Figueirense, embora seja um dos grandes de Santa Catarina - aliás, o maior, com certeza - no cenário nacional, despido de parcerias, é um time médio (ou pequeno como disse Nestor Lodetti), assim considerado pelo que conseguiria arrecadar, pelo tamanho do seu orçamento. E é isso, em geral, que conta no futebol atual.

Em síntese, acho mesmo que não havia como aprovar as mudanças, na forma como apresentadas, pois representaria um risco para o clube, para a instituição. Agora, quanto ao desempenho dentro de campo, o risco bem maior é com administração própria. Disso eu não tenho dúvida.

2 comentários:

  1. Campos, bom texto, serve para começar a indagar algumas coisas:
    1- sinto que o torcedor alvinegro esta usando muletas, essa muleta se chama FP.
    2- podemos estar curados mais não temos coragem de largar as muletas.
    3- esta faltando uma pessoa que conheça a parte interna do Figueira administrativa e Financeira, que venha e diga se o Figueira tem ou não condições de andar sozinho, note que neste periodo de FP ganharam muito dinheiro, uma relação de divisão de receita na ordem de 80 por 20.
    4 - quem garante que não temos condições de andar sozinho.
    5- Nada nesta vida entre seres humanos é eterno, FFC é eterno, mais Paulo Prisco não é eterno, então temos que nos acostumar, por que um dia isto vai acabar.
    6- Será que a melhor ocasião de sair desta parceira não é agora.
    7 - hoje se sairmos, temos estadio, temos CT, Temos patrimonio, Temos categorias de Base, ate o fim de contrato tem uma clausula que a FP tem que pagar as dividas contraidas, estamos na Timemania para pagamento de Impostos, e etc...
    8 - me diga, quais são os clubes no Brasil que tem parceiras com gestão tipo a nossa.
    9- não sou contra a FP, ate gostaria que ela continuasse na gestão com PPP como presidente, mais como o Sr. PPP, falou não querer mais, tem outros objetivos.
    10- então uma proposta de mudança de contrato com um teor desses, esta pedindo para ir embora. 11- Eu como alvinegro, morei muito tempo quase ao lado do scarpelli, acho que vai ficar tudo bom para FFC, basta ter alguem que abraçe a causa, o FFC ja foi pior de administrar.

    ResponderExcluir
  2. A alma foi vendida quando fizeram a parceira...agora o diabo vei cobrar...

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores