segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Fim da Era Figueirense e início da Era Avaí?

O futebol catarinense, pelo menos no últimos 50 anos, tem apresentando uma característica bem peculiar, que é o domínio de determinado clube que, durante períodos de 8 a 12 anos, se destaca em nível nacional e pela supremacia absoluta no nosso estado, ou seja, um time que manda no pedaço em determinado espaço de tempo.
Chamaria esse período dominante de ciclo ou era, que começou com o Metropol de Criciúma, na década de 60 (não é da minha época), seguido pela Era Joinville, iniciada nos anos finais da década de 70 e terminada na década de 80, a Era Criciúma, que ocorreu nos anos 90 e, finalmente, a Era Figueirense, verificada nos últimos 10, 11 anos.
A Era Figueirense dá sinais claros de que pode estar terminando e a pá de cal, na minha opinião, será a provável ruptura com PPP e a Figueirense Participações e, consequentemente, com o modelo de gestão que deu certo.
Dos quatro grandes de Santa Catarina, apenas o nosso rival Avaí ainda não experimentou essa era de prosperidade e felicidade geral da nação. Teria começado em 2008 a sua "Era"? Espero e acredito que não, mas é preciso tempo, pelo menos mais uns seis ou sete anos, para uma resposta definitiva.

6 comentários:

  1. Nada haver este teu geito de vêr as coisas... Uma coisa não tem nada a ver com a outra.. esses tipos de post só pioram o ambiente... De nada ajuda a escrever isto
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Michel, respeito a sua opinião, mas acho que não devo ficar preocupado se o que escrevo vai melhorar ou piorar o ambiente, se vai ajudar ou não, até porque não estamos disputando nada agora. É o momento certo para falar tudo que o se pensa, na minha opinião. E se você está se referindo a minha opinião quanto à saída da FP, sei que quase todos os blogueiros e quase toda a torcida querem a saída da FP, mas não vou mudar o que penso e o que penso é que esse pessoal (Conselheiros) que está defendendo a ruptura vai enterrar o Figueirense, se assumir a gestão.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Filipe Alvinegro29/12/2009, 12:52

    Nossa...parece até blog de avaiano...baixo astral total...que isso

    ResponderExcluir
  4. Olá Filipe, fiz uma pergunta e não uma afirmação de que acabou a boa fase do Figueira.
    Quanto ao baixo astral, concordo com você, embora não seja só comigo, mas também não é porque é um blog alvinegro que precisa ser um conto de fadas. É preciso encarar e analisar a realidade.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Não entendesse meu comentário, em nenhum momento falei que quero a saída da FP. Só esclarecendo...

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Michel. Esclarecido.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores