terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O complexo de inferioridade dos avaianos


O Avaí está passando pela melhor fase de sua história, com o acesso do ano passado, o título do campeonato estadual depois de 13 anos (?) e a boa campanha na Série A deste ano, enquanto o Figueira passa por um momento difícil, certamente o pior dos últimos 10 anos, com o rebaixamento no ano passado, a má campanha no estadual deste ano e o fracasso na campanha do acesso deste ano.

Tudo isso, toda essa conjunção de fatores, no entanto, não foi suficiente para elevar um pouco a autoestima dos avaianos e avaianas, que continuam se achando inferiores aos alvinegros, que continuam nos temendo (não sem certa razão). É o chamado "complexo inferioridade".

Só isso explica a festa, o foguetório por parte dos avaianos quando fomos rebaixados no ano passado e, principalmente, após a derrota para o Duque de Caxias neste ano. Depois deste jogo, por exemplo, uma tia minha, meio desligada do futebol, que reside no Bairro Santa Mônica, perguntou: "Quem é que foi campeão?".

Esse complexo de inferioridade desproporcional dos avaianos nem Freud explica, mas como alvinegro fico feliz. Nada melhor que ser reconhecido como superior, como melhor, pelos próprios rivais. Isso não tem preço.

3 comentários:

  1. Não é complexo não, é verdade são inferiores, se isto não fosse verdade eles não se preocupavam tanto com o Alvinegro.

    ResponderExcluir
  2. Nada com ser eternamente SUPERIOR. Coitado dos insanos azuis-calcinha, eternamente inferiores e dependentes.

    ResponderExcluir
  3. Quanta besteira...
    2004 aconteceu O QUE?
    relembrando ó Avaí perdeu de 2x0 para o fortaleza.
    Mediocridade sem tamanho...

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores