sábado, 23 de janeiro de 2010

Saindo da moita

Durante algum tempo percebi que a quase unanimidade da torcida do Figueirense defendia o rompimento com a atual gestora e inclusive escrevi um post intitulado "Fora PPP: uma quase unanimidade que assusta".
E essa minha percepção decorreu da quantidade enorme de manifestações favoráveis à saída da parceria, tanto de blogueiros como de outros torcedores, muitos eufóricos , e de raríssimas opiniões em sentido contrário.
Nos últimos dias, porém, após a rejeição da retratação de PPP, que sepultou as chances de permanência da atual gestora, pelo menos na esfera extrajudicial, tenho percebido que as discussões estão mais equilibradas, inclusive com alguns blogueiros saindo da moita, e com diversos torcedores emitindo suas opiniões contra a ruptura, alguns com argumentos e preocupações que considero bem sensatas, como o comentário de Orlando Filomeno, o de nº 7 no post "O jogo contra o Brusque e os reflexos de terça…" do Blog do Tainha.
Penso que é uma das decisões mais importantes da história do clube, com reflexos inevitáveis nos resultados em campo e ninguém deveria ter se omitido numa hora dessas, tanto os favoráveis quanto os contrários à ruptura, principalmente os blogueiros, que se propuseram voluntariamente a opinar sobre o dia a dia do Figueirense .
As manifestações da torcida, na minha opinião, são importantes porque interferem em todas as decisões do clube, como interferiu nesta, ou pelo menos fazem com que os dirigentes reflitam ou repensem suas posições. Aliás, até em nossa casa é importante uma "oposição" construtiva. Na família em que a mulher não se manifesta, por comodismo, autoritarismo do parceiro, etc., a chance de o marido fazer uma grande m.... é muito maior, pode ter certeza. E vice-versa.
Mas respeito quem agiu diferente, quem só saiu da moita agora ou ainda permanece por lá, até porque se envolver numa polêmica dessas é certeza de situações desagradáveis, inclusive a sujeição a ofensas independentemente da posição que defender e ninguém é obrigado a se submeter a isso.

3 comentários:

  1. Uma coisa que eu não entendo é esse apego que muitas pessoas tem pela Figueirense Participações. Parece até que os caras são maiores que o clube.
    Essas pessoas menosprezam toda a história do Figueirense antes de eles assumirem o futebol. Falam como se antes de 1999 o Figueirense não existisse. Acho isso uma baita falta de respeito com o nosso passado.

    Quanto à saída da Figueirense Participações, acho uma coisa normal. Já estavam há muito tempo comandando o futebol do alvinegro sendo que nos últimos anos os profissionais contratados para tratar do futebol eram muito incompetentes.
    Eu era admirador do Paulo Prisco até um tempinho atrás, mas depois de tanta mentira eu não consigo mais. Perdi a confiança nas palavras dele. Depois daquela proposta BIZARRA comecei a ficar com mais pé atrás ainda, mas pensava que podia ser uma decisão de outros membros da Fig. Participações. Depois ele começou a aparecer todos os dias no clube, em todas as entrevistas sempre com uma camisa do Figueirense, aquela conversa oferecendo patrocínio pras organizadas(as mesmas que foram desporezadas durante quase toda administração dele)... Deu pra perceber que a água bateu na bunda, mas agora já é tarde demais.
    Aposto que não só eu, como grande parte da torcida não confia mais em uma palavra do que ele diz, e quando isso acontece, fica complicado.

    ResponderExcluir
  2. Ah, meu comentário foi, basicamente, em cima do comentário do amigo Orlando Filomeno.

    ResponderExcluir
  3. Essa situacao toda tem mostrado o quanto os resultados hj sao fundamentais na vida de um clube, coincidentemente as criticas aumentaram demais de 2007 pra ca, na direcao do ppp. de repente apagou-se tudo que foi feito no passado. nao se pode negar que a fig participacoes teve decisoes infelizes nos ultimos anos mas francamente nao vou mudar de opiniao baseado nos resultados e criticar so pq todos criticam.

    prefiro me basear no que foi feito. e a unica diferença no trabalho feito ate 2004 pro trabalho feito dali pra frente esta nos resultados.

    de qq modo concordo que o conselho nao poderia aceitar calado a proposta da fpsa. e pelo que percebi nenhum dos dois lados quis negociar um melhor caminho para o figueirense. pra mim ficou muito claro que o conselho aproveitou a brecha para retomar ao poder do clube.

    se a fpsa se recusa em negociar outra forma de gestao que nao seja com ela no comando de tudo, entao considero que a situacao atual é inevitavel e é o melhor para o clube.

    acho que a mudança se faz necessaria, o figueirense e a sua torcida, nesse momento de discordancias precisam disso, e precisam se unir. talvez isso sirva para dar um gas na torcida tb

    a unica coisa que torco muito para que aconteça é que quem assuma as redeas no figueirense, o faça com a excelencia que ela era executada ate entao, pelo menos na administracao de outros setores do clube.

    o meu medo é que o clube volte a estaca zero, em tudo, e volte a atrasar contas, a ser deficitario, a ficar sem socios, sem conforto nas suas dependencias, com atendimento amador e etc se isso acontecer, a torcida passara a ter saudade do prisco e a sua turma, e nao duvido que numa situacao dessas isso aconteca..

    torco para que esse periodo do comando do prisco tenha sedimentado pelo menos os bons conceitos de administracao que ele executou com sucesso no clube

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores