domingo, 18 de julho de 2010

Figueirense vira o queridinho dos matemáticos


No começo do campeonato os matemáticos estavam bem cruéis com o Figueirense e apontavam que brigaria na parte de baixo da tabela, com Asa, Icasa....

Mas, após a nona rodada, a situação mudou bastante, como mostra a previsão acima, do Chance de Gol, que aponta o Figueirense em primeiro lugar em chances de conquistar o título (39,7%) e de subir para a Série A (83,0 %).

8 comentários:

  1. Temos que manter os pés no chão so estamos ha 25% do campeonato tem muita coisas ainda pela frente.

    ResponderExcluir
  2. Wandson Fernandes19/07/2010, 10:06

    O foco tem que ser ´nos jogos, faltam 14 vitórias para o acesso! O título será consequência do trabalho bem feito. Foco, simplicidade, trabalho e chegaremos lá!

    ResponderExcluir
  3. Matematica + futebol = varios erros
    ainda mais faltando 29 rodadas

    ResponderExcluir
  4. eu nao entendo a dificuldade que as pessoas tem de entender essas estatisticas.

    esses dados sao calculados no decorrer do campeonato e vao variando de acordo com os resultados do time. é apenas calculo de desempenho e projecao no futuro com base no passado. apenas isso

    entao isso nao quer dizer que ja subimos ou que vamos cair. e nao sei pq ainda alimentam essas polemicas. nao tem nada demais essas estatisticas ae. no futebol, ainda mais no brasil, tudo pode mudar rapidamente.

    ResponderExcluir
  5. ao anonimo acima:

    já havia calculos antes mesmo do campeonato começar! e o figueira, pela previsão, não estava nem no g-4... agora tem 80% de chance de subir...

    números idiotas...

    ResponderExcluir
  6. eduardo os calculos sao feitos com base em um historico sempre

    agora nao sei se antes do campeonato começar usam do estadual ou da serie B passada..

    como disse sao apenas calculos

    basta ler no site como sao feitos. pode-se concordar ou nao com os metodos. mas com certeza eles nao escolhem as chances no inicio do campeonato por afeicao ao clube ou bairrismo, te garanto, desde o inicio é tudo feito com base nos historicos do time.

    alias o sistema deles é tao bom q prova que o time pode mudar suas perspectivas se melhorar o futebol e seus resultados. a medida que o time passa a jogar melhor passa a ter mais chances de vencer e eles comprovam isso por meio da estatistica..

    ResponderExcluir
  7. No ano passado acertou todos os que subiram, eu acompanhei em 2009 e sorte ou fato todos os indicados subiram...

    ResponderExcluir
  8. Veja como são calculados, de acordo com o autor do site:
    "As chances publicadas neste site são obtidas com base nas probabilidades calculadas para cada um dos resultados possíveis (vitória, empate e derrota) de cada jogo. A partir de milhares de simulações de todos os jogos ainda não realizados do campeonato em questão, são calculadas todas as possibilidades de cada uma das equipes se classificar à fase seguinte, ir para a repescagem etc.

    O resultado de um jogo depende da força de cada oponente, mas há também uma dose de acaso e imprevisibilidade. As forças de cada clube ou seleção nacional, após quantificadas e ordenadas, são publicadas periodicamente nos Rankings Chance de Gol de Seleções, Brasileiro de Clubes e Mundial de Clubes. A forma como as forças de cada time são calculadas se encontra descrita na seção Entenda os Rankings.

    Para calcular as probabilidades de vitórias, empates e derrotas veiculadas no Chance de Gol, são considerados, entre diversos outros fatores, o local de jogo (se em casa, fora de casa ou em campo neutro) e a força dos adversários que, por sua vez, se baseia essencialmente em resultados passados. Além disso, é dada muito pouca importância a fatos como "o time A nunca foi longe em competições intercontinentais" ou "O time B não vence uma semifinal há cinco campeonatos seguidos" e a informações de cunho puramente histórico como "o time C já foi campeão mundial enquanto o time D nunca havia disputado a copa continental". Todos os cálculos levam em conta os jogos realizados estritamente dentro de um período especificado (12, 24 ou 48 meses), pois os resultados e títulos obtidos há 10, 20 ou 40 anos nada têm a ver com o estágio atual dos times.

    No decorrer de um campeonato, cada time tem uma seqüência diferente de jogos a disputar, envolvendo adversários com forças diferentes em locais diferentes. Além disso, após cada rodada, os pontos ganhos, saldo de gols, número de vitórias, etc. das equipes participantes obviamente se alteraram. Também em conseqüência dos resultados da rodada, as forças dos futuros adversários de cada time são atualizadas e, conseqüentemente, as chances de classificação à próxima fase, ida à repescagem, etc. também são alteradas. Por isso, ao longo de um campeonato, nem sempre coincidirão as ordenações dos times por pontos ganhos e por chances de título ou classificação.

    Não se deve confundir chances altas com certeza nem chances baixas com impossibilidade. A atribuição de 80% de chance de vitória do time X sobre o time Y, por exemplo, não deve ser considerada como uma afirmação de que "O time X VAI GANHAR o jogo", mas como um favoritismo do time X, ou seja como uma tendência de que a vitória do time X seja mais provável de acontecer do que o empate ou a vitória do time Y.

    Todas as chances divulgadas no Chance de Gol (chances de vitória, empate e derrota no próximo jogo, chances de classificação à próxima fase, chances de ser campeão etc.), bem como as forças de cada time, são baseadas em um modelo de probabilidades e calculadas através de técnicas matemáticas e estatísticas desenvolvidas em Tese de Mestrado (pelo Depto. de Estatística da USP) e testadas detalhadamente desde a Copa do Mundo de 1998."

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores