quarta-feira, 22 de setembro de 2010

No olho do furacão

Não tenho dúvidas de que o Figueirense está em crise e são muitos os motivos que me levam a essa conclusão: 1. três jogos sem marcar depois de uma sequência de 17 jogos consecutivos em que fez pelo menos um gol, inacreditável para o melhor ataque do campeonato; 2. duas expulsões nas duas últimas partidas, contra apenas uma (e totalmente injusta) nas 20 partidas anteriores; 3. muitos passes errados no time que tinha o melhor retrospecto nesse quesito; 4. nervosismo, intraquilidade e insegurança dos atletas; 5. apenas 5 pontos nos últimos 6 jogos, aproveitamento de 27%, sendo que o pior até então era de 46,6% na 5ª rodada; entre outros motivos.

Mas observando a tabela, pode-se constatar que quase todos os demais clubes que se encontram nas seis primeiras posições passaram por crises semelhantes, assim considerada uma má sequência de pelo menos 5 jogos: o Coritiba teve um aproveitamento de apenas 20% (3 pontos) nos cinco jogos em que enfrentou os adversários entre Ipatinga e Guaratinguetá; o Bahia teve o mesmo aproveitamento (20%) nos cinco jogos entre Icasa e Náutico; a Ponte somou apenas dois pontos (13%) nos cinco jogos entre Bahia e Figueirense; o Sport somou somente um ponto (6,66%) nos cinco primeiros jogos; o único regular, que foge a essa regra, é o América-MG, cujo o pior aproveitamento numa boa sequência de jogos foi de 38% (7 pontos) nos seis jogos entre Brasiliense e Santo André, mas provavelmente ainda enfrentará esse pesadelo nas 15 rodadas que restam.

Portanto, estamos em crise, mas que é normalíssima num campeonato longo e difícil como esse. Só não podemos esperar mais para enfrentá-la, com sabedoria, inspiração, transpiração, tranquilidade... E derrotá-la. Já tem até data marcada para essa grande batalha decisiva: no próximo sábado, contra o Brasiliense.

3 comentários:

  1. Muito boa a análise. Parabéns!
    Isso só demonstra que essas crises "acontecem nas melhores famílias" e dá ainda mais certeza que o furacão vai sair dessa!
    Um abraço!

    Sobe Furacão!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, muito coerente acredito até a ultima rodada, no final do ano estaremos comemorando o acesso.

    ResponderExcluir

Em vez de comentar como "Anônimo", prefira "Nome e URL" e coloque apenas o nome ou apelido se não possuir blog ou site.

Seguidores